Cofator

Conceito de Cofator

Um cofator é uma substância necessária ao funcionamento de uma enzima. Algumas enzimas não atuam por si só, necessitam de estar ligadas a outras substâncias (os cofatores) para executarem as suas funções. A ligação entre a enzima e o cofator não é permanente. Quando não estão ligados, a enzima encontra-se inativa, tornando-se ativa quando se liga ao cofator.

Os cofatores podem ser substâncias orgânicas (geralmente vitaminas ou seus derivados) ou inorgânicas (metais como o cálcio, o zinco ou o magnésio). Aos cofatores orgânicos dá-se também a designação de coenzimas. No caso das enzimas que necessitam de cofatores para atuarem, quando estas duas partes não estão ligadas, à enzima isolada dá-se o nome de apoenzima. Ao conjunto da enzima e do seu cofator, ligados, atribui-se a denominação de haloenzima.

O zinco, por exemplo, é um cofator de enzimas como a DNA polimerase e a RNA polimerase, que participam na síntese de moléculas de DNA e RNA.

A carência destes compostos pode levar a diversos problemas de saúde. Visto que eles se encontram presentes em diferentes quantidades em diferentes alimentos, uma alimentação equilibrada e variada contribui para a manutenção dos níveis necessários de cofatores no organismo.

Referências bibliográficas

– ALBERT L. LEHNINGER   DAVID L. NELSON   MICHAEL M. COX (2007). Princípios de Bioquímica.  Ed. Sarvier.

– AZEVEDO, C. e tal. (1999). Biologia Celular e Molecular. 3ª ed. Portugal: Lidel.

9102 Visualizações 1 Total
9102 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.