Vitaminas e Minerais

Conceito:

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o corpo poder funcionar corretamente, embora não sejam necessários em grandes quantidades.

As vitaminas e os minerais distribuem-se pelos vários alimentos de forma desigual, estes são necessárias em pequenas quantidades para o organismo, mas mesmo assim são indispensáveis. As vitaminas têm como principal função o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo e os minerais contribuem para a conservação e renovação dos tecidos e para o bom funcionamento das células do cérebro.

Os alimentos ricos em vitaminas são a fruta, os vegetais e os frutos secos. Por sua vez, ricos em minerais como o cálcio temos: os lacticínios; frutos secos e hortícolas de folha verde escura; o magnésio que se encontra nos cereais, feijão e frutos secos; o ferro presente principalmente na gema de ovos, leguminosas, pescada e nozes; e o zinco que se encontra no fígado e marisco.

Estes alimentos devem ser consumidos cozidos, em saladas cruas ou na sopa, para que assim se aproveite o máximo de vitaminas e de minerais que ficam diluídos no caldo. A fruta deve ser consumida crua, sem ser em sumo nem conservada em calda, num total de 2 ou 3 peças por dia de tamanho médio. Os vegetais devem ser também consumidos crus em saladas ou cozidos.

1682 Visualizações 1 Total
1682 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.