Conceito de Cofator
Um cofator é uma substância necessária ao funcionamento de uma enzima. Algumas enzimas não atuam por si só, necessitam de estar ligadas a outras substâncias (os cofatores) para executarem as suas funções. A ligação entre a enzima e o cofator não é permanente. Quando não estão ligados, a enzima encontra-se inativa, tornando-se ativa quando se liga ao cofator.
Os cofatores podem ser substâncias orgânicas (geralmente vitaminas ou seus derivados) ou inorgânicas (metais como o cálcio, o zinco ou o magnésio). Aos cofatores orgânicos dá-se também a designação de coenzimas. No caso das enzimas que necessitam de cofatores para atuarem, quando estas duas partes não estão ligadas, à enzima isolada dá-se o nome de apoenzima. Ao conjunto da enzima e do seu cofator, ligados, atribui-se a denominação de haloenzima.
O zinco, por exemplo, é um cofator de enzimas como a DNA polimerase e a RNA polimerase, que participam na síntese de moléculas de DNA e RNA.
A carência destes compostos pode levar a diversos problemas de saúde. Visto que eles se encontram presentes em diferentes quantidades em diferentes alimentos, uma alimentação equilibrada e variada contribui para a manutenção dos níveis necessários de cofatores no organismo.
Referências bibliográficas
– ALBERT L. LEHNINGER DAVID L. NELSON MICHAEL M. COX (2007). Princípios de Bioquímica. Ed. Sarvier.
– AZEVEDO, C. e tal. (1999). Biologia Celular e Molecular. 3ª ed. Portugal: Lidel.