Células epiteliais

 

As células epiteliais que no seu conjunto forma os tecidos que cobrem as superfícies (e.g. a pele), os tubos (e.g., o digestivo, o respiratório e o urinário) e as cavidades do corpo. O tecido formado por estas células designa-se epitélio.

Forma das células epiteliais

A forma das células epiteliais é muito variada. São encontradas todas as formas possíveis entre colunas altas a células achatadas pavimentosas, passando por células cubóides.

A forma poliédrica destas células resulta delas estarem justapostas umas às outras num espaço limitado, formando aglomerados ou folhetos tridimensionais.

Geralmente, a forma dos núcleos acompanha a forma das células: deste modo, células pavimentosas apresentam núcleos achatados e células cuboides contêm normalmente núcleos esféricos. Em núcleos alongados, o maior eixo do núcleo é sempre paralelo ao eixo principal da célula.

A importância da forma dos núcleos das células epiteliais se deve ao fato dos núcleos serem mais bem visíveis em microscopia ótica do que os limites das próprias células e para se poder inferir qual a organização em camadas destas células para se poder, consequentemente, classificar o tipo de epitélio.

Praticamente todas as células epiteliais estão apoiadas sobre um tecido conjuntivo. Essa camada de tecido conjuntivo chama-se lâmina própria. A poção da células epitelial voltada para o tecido conjuntivo é denominada porção base (ou polo basal).; já a extremidade oposta, normalmente, virada para o interior da cavidade de um órgão oco interno se chama porção apical (ou polo apical). A superfície desta última região é chamada de superfície livre.

Especializações membranares das células epiteliais

As membranas plasmáticas das células epiteliais que estão em contato com as membranas das outras células apresentam uma variedade de junções intercelulares que contribuem para a coesão do tecido e para a comunicação entre as células.

Entre as junções intercelulares estão incluídas as junções de adesão, junções estreitas (ou zônulas de oclusão), junções comunicantes e desmossomas.

Especializações da superfície livre das células epiteliais

O objetivo das modificações na superfície livre de algumas células epiteliais é aumentar a sua superfície ou mover partículas. São encontrados pelos três tipos de especializações membranares da superfície livre das células epiteliais:

a) as microvilosidades – são projeções da membrana plasmática em forma de dedos que são encontradas em células epiteliais especializadas na absorção. O seu tamanho varia entre 0,5 a 1,0 um de comprimento.

b) os estereocílios – são microvilosidades extremamente longas encontradas no epidídimo e no ducto deferente.

c) os cílios – são estruturas dotadas de motilidade com 5 a 10 um de comprimento. São formados por dois microtúbulos centrais e rodeados por nove pares de microtúbulos periféricos. Os cílios apresentam um movimento de vaivém que normalmente está coordenado entre as várias células do epitélio.

2072 Visualizações 1 Total

References:

  • Burkitt, H., Young, B., & Heath, J. (1996). Wheater’s functional histology (3rd ed.). Churchil Livingstone.
  • Junqueira, L., & Carneiro, J. (2004). Histologia básica (10th ed.). Guanabara Koogan S.A.
2072 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática