Violência intrafamiliar

A violência intrafamiliar acontece dentro do seio de uma família sempre que há ataque à integridade e ao bem-estar da vítima.

A violência intrafamiliar acontece dentro do seio de uma família sempre que há ataque à integridade e ao bem-estar da vítima.

Inserida no âmbito da violência doméstica, a violência intrafamiliar diz respeito a todas as formas de agressão associadas a ações ou omissões que prejudiquem o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento de outro membro da família, mesmo que o agressor não seja necessariamente familiar biológico do mesmo (Cesca, 2004). Isto significa que poderá ser entendida como violência intrafamiliar aquela que e exercida por alguém que tenha uma função similar à de um familiar, contra a vítima (Cesca, 2004).

Assim, pode ser entendido como tal qualquer tipo de violência contra qualquer um dos membros, mesmo que não seja dentro de casa, ou seja, relaciona-se também com o tipo de relacionamento que existe entre o agressor e a vítima (Cesca, 2004).

É também necessário ter em conta que, por vezes, o agressor é alguém que sofre de algum tipo de transtorno mental que vai influenciar significativamente o seu comportamento, o que faz com que também necessite de acompanhamento (Cesca, 2004). Contudo, na maioria das vezes, encontramos cenários de violência intrafamiliar no seio de famílias cuja base característica já é o sofrimento psíquico, pelo que não são devidamente estruturadas já na sua origem (Cesca, 2004).

Desta forma, estudos levados a cabo pela mesma autora mostram a evidente necessidade de promover todas as medidas para garantir que crianças inseridas neste tipo de cenário, possam ter acesso aos recursos necessários para a sua qualidade de vida e desenvolvimento saudável (Cesca, 2004).

Nesse sentido, algumas das estratégias de prevenção passam não só pela recuperação das vítimas face à violência sofrida como também à intervenção junto dos agressores para que possam dispor de um processo de reabilitação (Cesca, 2004).

Conclusão

Entendemos a violência intrafamiliar como qualquer tipo de agressão que ocorra dentro do seio de uma família, e que interfira com a integridade da vítima, privando-lhe o direito ao desenvolvimento saudável.

Na maioria das vezes acontece em famílias desestruturadas caracterizadas pela base em comportamentos agressivos.

334 Visualizações 1 Total

References:

334 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.