A qualidade de vida no trabalho promove o bem-estar e, consequentemente, a motivação do colaborador para produzir melhores resultados, ou seja, tornar-se mais eficaz.
A qualidade de vida no trabalho está, primeiramente, associada à qualidade de vida em si, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende que o indivíduo deve estar, principalmente, bem de saúde (Sampaio, 2012).
Registos disponíveis no Portal da Educação, demonstram como alguns autores como França (1997) vêem a qualidade de vida no trabalho, considerando a mesma como um local onde várias ações estão envolvidas para que esta qualidade seja uma realidade. Fala-se aqui de inovação, implementação de planos e estratégias de melhoria, segundo normas conduzidas pela gerência e que promovam um bom ambiente no setting onde o trabalho decorre.
Para se falar em qualidade de vida no trabalho, tem de se falar, obrigatoriamente em desenvolvimento humano, ou seja, tornar o trabalho menos desgastante e mais satisfatório para os colaboradores da empresa (Rodrigues, 1999; Vasconcelos, 2001, cit in Portal da Educação, s.d.).
Algumas das estratégias que promovem a qualidade de vida no trabalho são:
- Compensação adequada;
- Segurança, higiene e saúde;
- Oportunidades de desenvolvimento e crescimento;
- Integração na organização;
- Cumprimento dos direitos dos trabalhadores;
- Relação saudável do indivíduo com o trabalho e com a família;
- Importância do trabalho ao nível social.
(Portal da Educação, s.d.; Sampaio, 2012).
Alguns autores, indo ao encontro destes indicadores, mencionam a importância da boa interação entre os colaboradores e a boa organização que contempla as leis e normas acima mencionadas (Sampaio, 2012).
Quando estes ícones são disponíveis para o trabalhador, reforçam a sua motivação, produtividade, autoestima, etc.
Conclusão
A qualidade de vida no trabalho é fundamental tanto para os colaboradores como para a própria empresa, uma vez que ambas as partes ganham com a mesma. Colaboradores de uma empresa adequadamente gerida, com bom ambiente de trabalho, sentem-se motivados e desafiados a produzir mais e melhor, o que os faz, realmente, dedicar-se ao cargo que ocupam. Esta realidade permite que haja desenvolvimento e evolução mútua, o que vai fazer com que ambos cresçam.
- Qualidade de vida no trabalho. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/qualidade-de-vida-no-trabalho/42090;
- Sampaio, Jáder dos Reis. (2012). Qualidade de vida no trabalho: perspectivas e desafios atuais. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 12(1), 121-136. Recuperado em 12 de maro de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572012000100011&lng=pt&tlng=pt.