Motivação

Apresentação do conceito de Motivação: A motivação envolve energia, persistência, direção e equifinalidade, sendo todos estes aspetos da ativação e intenção. A motivação…

Conceito de Motivação

A motivação envolve energia, persistência, direção e equifinalidade, sendo todos estes aspetos da ativação e intenção. A motivação sempre ocupou um lugar de destaque na psicologia, por ser um elemento fundamental na regulação de aspetos biológicos, cognitivos e sociais. A motivação também desempenha um papel fulcral na vida diária das pessoas, na medida em que, a maior ou menor motivação tem consequências naquilo que as pessoas são capazes de realizar. Ou seja, a motivação, enquanto tendência para a ação, tem influência na direção (orientação para um objetivo) do comportamento, tendo uma forte relação com as necessidades, desejos, objetivos e vontades dos indivíduos.

As pessoas podem ser internamente motivadas (por exemplo, pelo valor/gratificação da atividade em si) ou externamente motivadas (fatores externos ao próprio self; realização de determinadas atividade de modo a atingir um resultado diferente). A motivação interna é considerada aquela mais capaz de conferir significado e gratificação ao indivíduo, uma vez que se traduz na tendência inerente ao mesmo a procurar novidade e desafios, exercitar as capacidades pessoais, aprender e explorar.

1240 Visualizações 1 Total
1240 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.