Psicopatologia

Conceito de Psicopatologia

A Psicopatologia é o ramo da Psicologia que estuda os fenómenos ou distúrbios mentais principalmente, a Psicopatologia estabelece a diferença entre o que é normal e o que é patológico. Resulta da combinação de métodos e objectivos de diferentes disciplinas tais como a Biologia, as Neurociências, a Antropologia, a Sociologia, a Filosofia e a História e não apenas da Psicologia e da Psiquiatria. Assim, o enfoque da Psicopatologia é clínico, estando relacionado com o sofrimento mental.

Enquanto base do estudo dos problemas mentais, a Psicopatologia descreve os comportamentos que se desviam do que é esperado, do que é dito normal. Mas o que é entendido por normal ou patológico? É aqui que reside a maioria das controvérsias. Normal, é tudo aquilo que é mais provável de se encontrar numa população, aquilo que será mais comum ocorrer, sendo considerados comportamentos típicos de acordo com os padrões sociais aceitáveis. Por seu turno, patológico será tudo aquilo que se desvia ou afasta dessa normalidade, que foge à norma.

Face a isto, a psicopatologia ocorre quando o comportamento foge àquilo que é esperado enquanto referência de uma sociedade, havendo prejuízos significativos no funcionamento da pessoa, causando a si e aos outros sofrimento acentuado e elevado mal-estar. A psicopatologia é considerada mediante a análise do padrão da pessoa a partir de critérios de diagnóstico que estão patentes nos manuais de saúde mental, sendo que estes critérios variam de patologia para patologia.

Actualmente, verifica-se uma perspectiva mais biopsicossocial da Psicopatologia, na medida em que esta integra os pontos de vista biológicos, psicológicos e sociais.

1371 Visualizações 1 Total
1371 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.