Pré-Consciente

Conceito de Pré-consciente: Instância intermédia criada por Sigmund Freud (1856-1939) no sistema Inconsciente-Pré-consciente-Consciente do…

Conceito de Pré-consciente

Instância intermédia criada por Sigmund Freud (1856-1939) no sistema Inconsciente-Pré-consciente-Consciente do aparelho psíquico. É uma camada intermédia entre o inconsciente e o consciente, assegura a ligação entre as três camadas.

Faz parte da primeira tópica freudiana e nesta é local no qual as representações que não são inconscientes, mas também não totalmente conscientes, residem. Aquilo que é da ordem do inconsciente mantém-se nesse e aquilo que é consciente, passa para a camada mais externa: o consciente.

Também tem uma ação de censura sobre o consciente, podendo estar ao nível de um mediador, ao nível do Super-Ego, que pertence à segunda teoria tópica de Sigmund Freud. A censura, segundo Sigmund Freud tem uma ação importante na formação do recalcamento ao interditar os desejos inconscientes. É a ação do pré-consciente que utiliza o recalcamento inicial, sendo depois retirada a sua ação sobre o recalcamento propriamente dito. A ligação à repressão também é realçada quando se menciona a noção de pré-consciente, uma vez que a primeira está ligada à ação enquanto o pré-consciente, no sistema pré-consciente-consciente está ligado ao sentimento.

1289 Visualizações 1 Total
1289 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.