Consciente

Apresentação do conceito de Consciente – Termo de psicologia e principalmente psicanalítico. É uma das três instâncias da primeira tópica da (…)

Conceito de Consciente

Termo de psicologia e principalmente psicanalítico. É uma das três instâncias da primeira tópica da metapsicologia criada por Sigmund Freud (1856-1939). Pode qualificar um estado psíquico e por essa razão está ligado à consciência de si e do outro. Associa-se ao conhecimento de si, à reflexão sobre o Eu. Conhecimento dos seus pensamentos, das suas ações, vivência ou experiências, motivos e intenções. É o ser consciente que negoceia entre a possibilidade e a proibição na ação.

É entre 1888 e 1897 que Sigmund Freud inicia a utilização da noção de consciente a propósito da Hipnose feita na sua paciente Emmy Von N. descobrindo pelo método psicanalítico, as falsas associações. Foi a não consciência de si próprias ou a negação da tomada de conhecimento de factos que saltavam na associação livre que levou este autor à noção de consciente. Em 1895, com a obra Projeto para uma Psicologia Cientifica que Sigmund Freud submete à crítica entre os parceiros a primeira tópica que constituía o aparelho psíquico ( 1ª Tópica = sistema  inconsciente, pré-consciente e consciente) Também é motivo de reflexão nas obras “A Interpretação dos Sonhos” (1900), “Para Além do Principio do Prazer” (1920) .

901 Visualizações 1 Total
901 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.