Inconsciente

Conceito de Inconsciente: É uma das três instâncias da primeira tópica freudiana – Sistema Ics-Pcs-Cs. Este sistema pressupõe a constituição psíquica assente…

Conceito de Inconsciente

É uma das três instâncias da primeira tópica freudiana – Sistema Ics-Pcs-Cs. Este sistema pressupõe a constituição psíquica assente em três instâncias dispostas em camadas, distintas mas ligadas entre si. O inconsciente freudiano é mais um pressuposto do que uma evidência científica, uma vez que a sua existência pressupõe um local com atividade psíquica que só se manifesta através de outros processos psíquicos tais como lapsos, sonhos e esquecimentos e principalmente através da hipnose.

Na primeira tópica freudiana o inconsciente é o local das representações recalcadas, único sitio onde são guardadas recordações, vivências, pensamentos, motivações, intenções que pelas suas ligações às pulsões, ao processo primário, não podem se tornar conscientes.

Pode qualificar os processos psíquicos que não são pensados por recusa ou ausência de possibilidade de os explorar. Mais tarde vai integrar qualitativamente a segunda tópica: Ego, Super-Ego e Id. Significa não ser consciente, ausência de conhecimento sobre o objeto (objeto a conhecer: pessoa, objeto, animal, afeto, sentimento, objetivo, motivação, etc.).

877 Visualizações 1 Total
877 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.