Famílias homoparentais são formadas por pais/mães e filhos cujos conjugues têm uma orientação sexual homossexual.
Como já é sabido da comunidade cientifica, o tema sobre famílias homoparentais tem gerado muita polémica e controvérsia, focado, principalmente, na questão da orientação sexual que, futuramente, a criança irá assumir (Martinez, 2013).
De acordo com os estudos elaborados por Fontaine (2010) a necessidade de estudar tão aprofundadamente este tema, está ligada à heteronormatividade subjacente na maioria das sociedades, que leva ao acreditar de que uma família homoparental poderá ser diferente de uma família tradicional, ou seja, entre um casal heterossexual.
No que concerne a famílias homoparentais, na maioria dos estudos, encontramos essencialmente temores relacionados com fantasias e preconceitos, isto é, mais do que questões de orientação sexual, as famílias homoparentais travam mais conflitos de ordem emocional, o que pode comprometer o exercício da parentalidade (Martinez, 2013).
Dito desta forma, podemos afirmar que estas famílias encontram, essencialmente, dúvidas e questionamentos mais relacionados com a sua capacidade para ser um bom pai ou uma boa mãe, ou com a sua capacidade para sustentar aquela criança, em suma, para assumir tal responsabilidade (Martinez, 2013).
Além de todas estas dúvidas e questões que também surgem entre famílias homoparentais, surge também o peso do stress colocado por terceiros, muitas vezes por profissionais, junto destas famílias, devido à enraizada base na família heteronormativa (Fontaine, 2010).
Conclusão
As famílias homoparentais, ou seja, a existência de uma família formada por pais e filhos em cujos conjugues têm uma orientação sexual homossexual, são amplamente estudadas devido às dúvidas subjacentes em relação ao futuro desenvolvimento sexual das crianças pelas mesmas criadas. Os estudos revelam, essencialmente, que este assunto vem sempre sendo colocado devido à heteronormatividade existente nas culturas em geral.
- Fontaine, J-G.A.M. (2010). DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS SOBRE A HOMOPARENTALIDADE. LES Online, Vol. 2, No 2 (2010);
- Martinez, A.L.M. (2013). Famílias homoparentais: tão diferentes assim? Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 371-388, dez. 2013.