Estrutura familiar

A estrutura familiar diz respeito à forma como se constroem os relacionamentos entre os diferentes membros de cada família.

A estrutura familiar diz respeito à forma como se constroem os relacionamentos entre os diferentes membros de cada família.

 

De acordo com vários estudos, a estrutura familiar sofreu diferentes alterações a partir, principalmente, da segunda metade do século XX uma vez que os papeis e obrigações se tornaram mais semelhantes para os dois lados, independentemente do género (Pratta, & Santos, 2007).

A estrutura sofreu ainda modificações uma vez que deixou de ser pautada pela autoridade, imposição e controlo, e começou a apostar-se, cada vez mais, na comunicação, no relacionamento aberto e na famosa abertura ao diálogo (Pratta, & Santos, 2007).

Com estas modificações na estrutura familiar, não significa que a autoridade e necessidade de gerir a família por parte das figuras de autoridade, tenha deixado de existir, mas sim, passou a incluir outras questões igualmente importantes como é o caso da afetividade (Pratta, & Santos, 2007).

Segundo Baptista, Baptista e Dias (2001) já se verificava a importância da estrutura familiar, principalmente na educação das crianças e adolescentes, uma vez que a segurança dos mesmos depende da estabilidade existente nas suas famílias, o que, em muitas realidades, oscila de forma muito vincada.

Com todas as mudanças na estrutura familiar, certas atitudes que antigamente eram socialmente aceites, tais como punições físicas e castigos, hoje em dia não são mais vistas nem como eficazes nem como aceitáveis (Pratta, & Santos, 2007).

Em muitos trabalhos realizados juntos de crianças e jovens se verifica que famílias com estrutura intacta são, normalmente, aquelas onde se pode observar maior equilíbrio entre os seus membros, ao contrário de famílias onde existem cenários de separação e divórcio, realidade essa que atinge diretamente a descendência, já que, até mesmo em assuntos como a autoestima, existe influência da estrutura familiar para diferentes contextos (Baptista, & Baptista, & Dias, 2001).

Conclusão

A estrutura familiar parece, segundo a literatura, ser a variável mais importante para o desencadear do desenvolvimento e da aprendizagem do ser humano. Isto acontece porque, pelo menos na maioria dos casos, é dentro da família que se constroem os primeiros relacionamentos, que faz com que sejam os mais influenciadores e os que mais marcam a vida do indivíduo. Tendo em conta que as famílias são vasta e complexamente diferentes, isso vai, inevitavelmente, formar indivíduos que trarão para o seu futuro, essas mesmas diferenças.

  • Baptista, Makilim Nunes, Baptista, Adriana Said Daher, & Dias, Rosana Righetto. (2001). Estrutura e suporte familiar como fatores de risco na depressão de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 21(2), 52-61. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200007
  • Pratta, E.M.M, & Santos, M.A. (2007). FAMÍLIA E ADOLESCÊNCIA: A INFLUENCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DE SEUS MEMBROS. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p.247-256, maio/ago, 2007.
408 Visualizações 1 Total
408 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.