Diagnóstico de saúde mental

O diagnóstico de saúde mental pretende identificar o estado mental do indivíduo.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O diagnóstico de saúde mental pretende identificar o estado mental do indivíduo. É através do reconhecimento deste estado mental que se pode intervir junto do mesmo para melhorar a sua qualidade de vida, no caso de se deparar com um cenário de perturbação.

De acordo com algumas pesquisas, a saúde mental sofreu algumas mudanças no que diz respeito à forma como é avaliada. Antigamente, indivíduos com algum tipo de perturbação mental eram isolados e submetidos a avaliações psiquiátricas.

Hoje em dia, quando se faz um diagnóstico de saúde mental, procura-se encontrar, no âmbito da visão psicoterapêutica e das neurociências, compreender o estado mental do paciente e investir ao máximo para que o mesmo possa conquistar a sua cidadania, com atendimento digno e humanizado. Assim, o diagnóstico de saúde mental do indivíduo passa a ser sujeito a uma avaliação rigorosa e muito mais humanizada, em que se prioriza, mesmo que haja alguma perturbação presente, que o tratamento mais adequado passa pela máxima normalização possível da sua vida do dia a dia.

Pretende-se, desta forma, fazer com que o indivíduo adquira qualidade de vida e possa participar das mesmas atividades que os outros indivíduos, o que irá influenciar de forma muito positiva no funcionamento das suas funções cerebrais.

Devido a esta necessidade de intervir no sentido de incluir o indivíduo as atividades sociais, promovendo a sua qualidade de vida, é fundamental preparar também os profissionais de saúde mental para que a sua intervenção vá ao encontro do mesmo objetivo. Preparar estes profissionais implica que se invista em ações de formação, para que os mesmos se possam familiarizar melhor com as perturbações mentais e reconhecer as mesmas nos serviços de saúde.

Conclusão

O diagnóstico de saúde mental de um indivíduo pretende que, através do conhecimento acerca de sintomas e causas sobre determinada perturbação, se possa intervir junto do mesmo e leva-lo a conseguir realizar tarefas normais do dia a dia, junto de outros indivíduos não diagnosticados. O objetivo é promover a sua qualidade de vida e para que tal seja possível é preciso preparar da melhor forma os profissionais de saúde, através de ações de formação e prática para o efeito nos serviços de saúde.

288 Visualizações 1 Total

References:

  • Os Cuidados Psicológicos na Saúde Mental. Recuperado em 25 de outubro de 2018 de https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/os-cuidados-psicologicos-na-saude-mental/43197.
288 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.