Saúde humana

A saúde humana é composta por diferentes fatores físicos, mentais, comportamentais e sociais.

A saúde humana é composta por diferentes fatores físicos, mentais, comportamentais e sociais. Para que possa ser desenvolvida de forma adequada, é necessário que haja intervenção de uma equipa multidisciplinar.

Do ponto de vista da psicologia, a promoção da saúde humana diz respeito à inserção de uma equipa multidisciplinar (Reu, 1997). Deste modo é preciso que, tanto as instituições de saúde como o trabalho comunitário, interajam e trabalhem em equipa, para que se promova a saúde humana (Rey, 1997).

O organismo humano, no que concerne à questão da saúde, é complexo e, para que seja devidamente orientado e acompanhado, necessita de passar por um processo diversificado que possa promover um desenvolvimento saudável (Rey, 1997).

Quando se fala em saúde humana, não podemos deixar de falar nas componentes mental e somática, pois ambas são parte integrante daquilo que constitui o ser humano (Rey, 1997).

Alguns estudos vão ao encontro desta teoria ao indicar que existem fatores psicossociais ou comportamentais que influenciam a saúde humana, do ponto de vista tanto emocional como físico (Capitão, Scortegagna, & Baptista 2005).

No entanto, é preciso lembrar que cada indivíduo tem as suas particularidades e que a manifestação de saúde em cada um de nós, não acontece de forma exatamente igual (Rey, 1997). Da mesma forma, também não existe uma média de sintomas de doença ou de sinais de saúde, para todos os indivíduos (Rey, 1997).

Estas particularidades acontecem devido aos traços de personalidade, crenças, atitudes e comportamentos, bem como rede social e suporte que cada um tem e, também estas componentes serão determinantes para a saúde humana (Capitão, Scortegagna, & Baptista 2005).

Tendo em conta que estamos em constante evolução e desenvolvimento, a saúde humana é, também, um processo em constante desenvolvimento, no qual, o indivíduo participa de forma ativa (Rey, 1997).

Conclusão

A saúde humana está associada a fatores psicológicos e a fatores físicos, influenciada pelo estado do organismo e pelo ambiente envolvente. Características como a personalidade, as crenças, o comportamento e suporte social, são algumas das formas mais significativas que vão ser determinantes para a promoção da saúde. Deste modo, é importante que instituições sociais e trabalho comunitário se complementem entre si para estimular o desenvolvimento da saúde humana.

136 Visualizações 1 Total

References:

  • Capitão, C.G, Sortegagna, S.A, & Baptista, M-N. (2005). A importância da avaliação psicológica na saúde. Avaliação Psicológica, 4(1), 2005, pp. 75-74;
  • González Rey, Fernando, Psicologia e saúde: desafios atuais. Psicologia: Reflexão e Crítica [en linea] 1997, 10 [Fecha de consulta: 8 de mayo de 2019] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18810207> ISSN 0102-7972.
136 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.