Desenvolvimento humano

De acordo com a literatura, o desenvolvimento humano resulta da influência entre a família e a escola.

De acordo com a literatura, o desenvolvimento humano resulta da influência entre a família e a escola.

De acordo com Dessen e Polónia (2007) o desenvolvimento humano advém do resultado entre a influência da família e os conhecimentos adquiridos na escola porque ambas possuem funções sociais, políticas e de educação que levam à formação do indivíduo enquanto cidadão.

É, portanto, e segundo estes estudos, que o desenvolvimento humano acontece, seja ele de forma evolutiva ou inibidora, tanto no sentido físico como intelectual, social ou emocional (Dessen, & Polónia, 2007).

Através da escola, o indivíduo adquire conhecimentos num processo de ensino e aprendizagem interligados entre si, enquanto no ambiente em que o mesmo se encontra em família, esses conhecimentos acontecem do ponto de vista da socialização, da proteção e das condições básicas de sobrevivência das quais o indivíduo necessita para o seu desenvolvimento humano social, cognitivo e afetivo (Dessen, & Polónia, 2007).

Desta forma, Dessen e Polónia (2007) interpretam a família como a base de apoio social e protetor, onde se criam os vínculos mais marcantes, enquanto que a escola é interpretada como o meio pelo qual o ser humano aprende funções sociais contemporâneas de forma política e pedagógica.

Entendem também que, para que ambas consigam cumprir os seus papéis de forma eficaz, é importante que se envolvam para que os objetivos de cada uma sejam entendidos pela outra, e dessa forma, o trabalho possa ser feito de forma mais produtiva para todas as partes (Dessen, & Polónia, 2007).

Conclusão

Segundo os autores, o desenvolvimento humano resulta de mais do que um fator influenciador, no caso, o contexto familiar, ou o contexto onde o indivíduo cria os primeiros vínculos, e o ambiente escolar. No entanto, torna-se também evidente que cada uma das duas vertentes tem diferentes objetivos, ou seja, se a primeira pretende que o indivíduo aprenda a estabelecer os seus primeiros relacionamentos sociais, afetivos e emocionais, no caso da segunda, o indivíduo é moldado para se adaptar à sociedade de uma forma geral. É por isso importante que cada uma das duas tenha a preocupação de se envolver e compreender para que a articulação que vai resultar no desenvolvimento humano possa acontecer de forma ajustada.

  • Dessen, M.A, & Polonia, A.C. (2007). A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 2007, 17(36), 21-32.
301 Visualizações 1 Total
301 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.