Crença Disfuncional

Entende-se por crença disfuncional todo o conteúdo cognitivo enraizado por aprendizagem, inflexível e pervasivo que o indivíduo apresente sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o futuro.

Conceito de Crença Disfuncional

Entende-se por crença disfuncional todo o conteúdo cognitivo enraizado por aprendizagem, inflexível e pervasivo que o indivíduo apresente sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o futuro. Estas crenças podem configurar esquemas cognitivos.

As crenças disfuncionais estão associadas a distorções cognitivas, organizando de forma absoluta o modo como o indivíduo apreende a experiência. Este conceito integra as Teorias Cognitivas, tendo sido descrito por Aaron Beck (crenças centrais ou core beliefs), assumindo relevância em Psicologia Clínica, nomeadamente na tomada de consciência e identificação de crenças, procurando desta forma trabalhar a sua mudança, tornando mais funcional o processamento cognitivo do indivíduo.

Nesta medida, a reestruturação dos significados que o indivíduo atribui ao mundo implica a sua flexibilização, tornando-os menos seletivos e possibilitando a regulação da intensidade emocional associada. Através da reestruturação ao nível dos conteúdos cognitivos e emocionais são também modificados comportamentos, promovendo de um modo geral o bem-estar psicológico do indivíduo.

3852 Visualizações 1 Total

References:

Gonçalves, O. (1993): Terapias cognitivas: Teoria e Prática. Porto: Edições Afrontamento.

Scott, J., Mark, J., Williams, G., & Beck, A. (1989).Cognitive Therapy in Clinical Practice. An illustrative casebook. New York: The Guilford Press.

3852 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.