Tíbia (Osso do Corpo Humano)

Descrição e apresentação (constituição e formato) da tíbia, o segundo maior osso do corpo humano, localizado na região anteromedial da perna…

O que é a Tíbia

A tíbia é o segundo maior osso do corpo humano e localiza-se na região anteromedial da perna, quase paralelamente ao perónio. Fixa-se ao perónio através da sindesmose tibiofibular, na qual existe uma firme membrana fibrosa, a membrana interóssea, e articula com os côndilos do fémur, superiormente, e com o astrágalo, inferiormente.Tíbia

Este osso é constituído por um corpo e duas extremidades. A extremidade superior (ou proximal) é a mais volumosa, onde existem dois côndilos, interno e externo, que se alargam para formar, respetivamente, os pratos tibiais interno e externo. Estes pratos tibiais dizem respeito a duas faces articulares relativamente planas que articulam com os respetivos côndilos femorais. A face anterolateral do côndilo lateral da tíbia apresenta uma projeção anterolateral, designada de tubérculo de Gerdy, que serve para a inserção da fáscia da região lateral da coxa, que providencia uma estabilidade adicional ao joelho.

O seu corpo tem um formato triangular, apresentando, por isso, três faces e três bordos. O bordo anterior do corpo da tíbia é o mais proeminente, também chamado de crista da tíbia. A extremidade superior da face anterior designa-se por tuberosidade da tíbia, onde se insere o ligamento rotuliano.

A extremidade inferior (ou distal) é mais pequena que a extremidade superior. A sua face inferior continua-se como maléolo medial, articulando com o astrágalo e já fazendo parte da articulação do tornozelo.

64 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 5, pp 520-521)

64 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.