Astrágalo

Descrição e apresentação do astrágalo

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é o Astrágalo

O astrágalo diz respeito a um dos sete ossos que constituem o tarso. Sendo o único osso do tarso que articula com os ossos da perna (a tíbia e o perónio), o astrágalo corresponde ao elo de ligação entre a perna e o pé, através da articulação do tornozelo. Para além de articular com os ossos da perna, o astrágalo articula-se também com dois outros ossos do tarso, o calcâneo e o escafóide.

O astrágalo divide-se em três partes, o corpo, o pescoço e a cabeça. O corpo do astrágalo corresponde à região deste osso que articula com o calcâneo, enquanto a cabeça corresponde à parte que articula com o o escafóide. O pescoço diz respeito à zona estreita do osso que se encontra entre o corpo e a cabeça. A superfície superior do astrágalo, também chamada de tróclea, recebe o peso do corpo através da tíbia.

Dos ossos do tarso, o astrágalo é o único que não apresenta qualquer inserção muscular ou tendinosa e a maioria da sua superfície encontra-se revestida de cartilagem articular.

O astrágalo recebe o seu suprimento arterial através dos ramos anterior e posterior das artérias tibiais.

332 Visualizações 1 Total

References:

Dutton, M. (2012), Dutton’s Orthopaedic Examination, Evaluation and Intervention (Third Edition), The McGraw-Hill Companies, Inc (Chap. 4, pp 946-948)

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 5, pp 522-524)

332 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.