Perónio

Descrição e apresentação do perónio

O perónio, também designado de fíbula, é um osso longo, par, que se situa na porção externa da perna. Este osso localiza-se posterolateralmente à tíbia, fixando-se a ela através da sindesmose tibiofibular, na qual existe uma firme membrana fibrosa, a membrana interóssea.

O perónio é constituído por um corpo e duas extremidades. A extremidade proximal consiste numa cabeça alargada e um cólo mais fino. A cabeça articula-se com a face fibular do côndilo lateral da tíbia e possui um ápex pontiagudo, que serve para a inserção de um tendão. A extremidade distal alarga‐se e é prolongada lateral e inferiormente como o maléolo lateral, através do qual o perónio se articula com o astrágalo. O maléolo lateral é mais proeminente e mais posterior que o maléolo medial da tíbia. Os dois maléolos formam as paredes externas de um encaixe triangular que corresponde à parte superior da articulação do tornozelo, servindo também para fixação dos ligamentos que estabilizam a articulação.

O perónio não tem qualquer função no suporte do peso do corpo, servindo maioritariamente para a inserção de vários músculos.

62 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 5, pp 521-522)

62 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.