Coluna Vertebral

Descrição e apresentação dos principais componentes da coluna vertebral

A coluna vertebral corresponde à junção entre todas as vértebras e os respetivos discos intervertebrais, estendendo-se desde a base do crânio até ao ápex do cóccix. Num adulto, a coluna vertebral é normalmente constituída por um total de 33 vértebras, dividindo-se em cinco regiões: cervical (7 vértebras), torácica ou dorsal (12 vértebras), lombar (5 vértebras), sacro (5 vértebras fundidas) e cóccix (4 vértebras fundidas).

A coluna vertebral desempenha importantes funções: protege a medula espinhal e os nervos espinhais, suporta o peso do corpo (correspondente a tudo o que se encontra superior à zona da pélvis) e assume um papel importante na postura e na locomoção. À medida que se desce na coluna (desde a base do crânio até ao apéx do cóccix), verifica-se que as vértebras são cada vez mais largas até chegar ao sacro, tornando-se depois progressivamente mais pequenas a partir daí, até ao ápex do cóccix. Isto acontece porque o peso do corpo que as vértebras suportam vai sendo cada vez maior até ao sacro, zona a partir da qual o peso já é distribuído também pela bacia.

A mobilidade da coluna vertebral resulta maioritariamente da compressibilidade e elasticidade dos discos intervertebrais. Os movimentos possíveis de realizar com a coluna vertebral são flexão/extensão, inclinações (direita e esquerda) e rotações (direita e esquerda). As amplitudes médias normais apenas podem ser avaliadas por segmento (cervical ou toraco-lombar), sendo a coluna cervical a que tem maior amplitude de movimentos.

A coluna vertebral, num adulto, tem também quatro curvaturas normais, que caracterizam os vários segmentos: a região torácica e a região sagrada têm uma curvatura côncava anteriormente (cifose); a região cervical e a região lombar têm uma curvatura côncava posteriormente (lordose).

Dentro da coluna vertebral existem vários tipos de articulações. Algumas articulações existem nos vários segmentos da coluna, tais como as articulações entre os corpos das vértebras e entre os arcos vertebrais, enquanto outras são específicas do segmento em questão, como as articulações craniovertebrais (entre o crânio e as vértebras cervicais), costovertebrais (entre as costelas e as vértebras torácicas) ou as sacroilíacas (entre o sacro e os ilíacos).

O suprimento arterial/venoso e nervoso da coluna vertebral é também específico de cada segmento.

388 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 4, pp 440, 464, 470)

388 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.