Coluna lombar

Descrição e apresentação dos principais componentes da coluna lombar

A coluna lombar corresponde à zona da coluna vertebral que se situa abaixo do tórax e acima do sacro. É constituída por 5 vértebras lombares (L1 a L5) e os respetivos discos intervertebrais.

A principal característica das vértebras lombares é o seu corpo vertebral maciço, devido à maior solicitação mecânica no suporte do peso corporal. O tamanho das vértebras lombares aumenta desde a primeira até à última, tendo em conta que a carga que sustentam também aumenta. Assim, a quinta vértebra lombar (L5) é a maior, pois suporta o peso de toda a parte superior do corpo.

O forame vertebral das vértebras lombares é triangular, maior do que o das vértebras torácicas mas menor do que o das vértebras cervicais.

A apófise espinhosa das vértebras lombares não é bifurcada e encontra-se numa posição horizontal, praticamente ao mesmo nível que as apófises transversas.

As vértebras lombares apresentam ainda processos acessórios, que servem para a inserção dos nervos espinhais, e processos mamilares, que servem para a inserção dos músculos multifidus e intertransverso medial.

A coluna lombar permite movimentos de flexão/extensão e de inclinação, mas não permite movimentos de rotação.

121 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 4, pp 450-451)

121 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.