Coluna torácica

Descrição e apresentação dos principais componentes da coluna torácica

A coluna torácica, também designada de coluna dorsal, corresponde à zona da coluna vertebral que se situa entre a coluna cervical e a coluna lombar (zona do tórax). É a região da coluna vertebral que tem menos mobilidade e é constituída por 12 vértebras torácicas ou dorsais (T1 a T12 ou D1 a D12) e os respetivos discos intervertebrais.

Uma das principais características destas vértebras é a existência de facetas articulares, situadas nas apófises transversas e no corpo vertebral, que servem para articular com as costelas. T11 e T12 são as únicas vértebras torácicas que não apresentam facetas articulares nas apófises transversas, tendo-as apenas no corpo vertebral.

Tendo em contas as suas características, podemos dividir a coluna torácica em três segmentos: de T1 a T4, de T5 a T8 e de T9 a T12.

As vértebras do primeiro segmento, de T1 a T4, partilham algumas características com as vértebras cervicais. T1 é uma vértebra torácica atípica, já que apresenta uma apófise espinhosa longa e praticamente horizontal, quase tão proeminente como a de C7. T1 tem também uma faceta articular no bordo superior do seu corpo vertebral que articula com a primeira costela, e uma semifaceta articular no bordo inferior que contribui para a superfície articular da segunda costela.

As vértebras do segundo segmento, de T5 a T8, apresentam todas as características típicas das vértebras torácicas, nomeadamente, um corpo vertebral mais grosso que o das vértebras cervicais, um forame vertebral circular e uma apófise espinhosa inclinada para baixo.

As vértebras do último segmento da coluna torácica, de T9 a T12, partilham algumas características com as vértebras da região lombar, como a presença de tubérculos semelhantes aos processos acessórios e mamilares das vértebras lombares.

104 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 4, pp 446-449)

104 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.