Google Analytics é um serviço gratuito da Google que permite, após um registo, a obtenção de um código que pode ser inserido na página de um site e que permite a receção de estatísticas sobre visitas.
Em suma, trata-se de uma plataforma de análise de dados online que, a partir da instalação de um código nas páginas do site, recolhe as informações dos utilizadores e transforma-as em relatórios.
O Google Analytics foi criado com o objetivo de auxiliar webmasters a otimizar os seus sites para campanhas de marketing e para o Google Adsense, pois fornece informações como o tempo que o utilizador passou num site, quais palavras-chave que pesquisou para lá chegar, quais as páginas que visitou, qual a fonte de tráfego que o levou até essas páginas, etc.
O serviço não resolve por si só os problemas que um site pode ter, mas revela as informações que devem ser corrigidas.
O Google Analytics é hoje em dia a ferramenta de monitorização e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo.
Como funciona o Google Analytics?
Em primeiro lugar, é necessário instalar um código em todas as páginas de um site para que o Google Analytics comece a recolher informações.
Depois, deverá aceder-se ao painel inicial para começar a analisar os relatórios, por exemplo, o relatório dos últimos 7 dias ou o relatório detalhado sobre o público ou as conversões, entre outros. Também é possível filtrar as datas de todos os relatórios: pode-se analisar os dados da última semana, mas também do último mês, etc.
Principais métricas do Google Analytics
Sessão – Tempo que um utilizador ficou ativo num um site.
Utilizadores – Número de visitantes únicos no site num determinado período.
Taxa de rejeição – Percentagem de pessoas que abriram uma página, mas não realizaram nenhuma interação.
Páginas por sessão – Número médio de páginas vistas durante uma sessão.
Duração média da sessão – Tempo que cada utilizador permaneceu ativo no site.
Fontes de tráfego – Fontes externas, como outros sites e blogs, que geraram visitas ao site de uma empresa.
Como configurar metas no Google Analytics?
De uma forma simples e rápida, o Google Analytics permite a definição de metas que uma empresa deseja acompanhar. Existem 4 tipos de metas que podem ser definidas:
Destino
Considera como conversão toda a vez que um utilizador chega a um endereço URL específico.
Duração
Acompanha o tempo de duração de uma sessão.
Páginas por sessão
Avalia se o utilizador está de facto a consumir o conteúdo do site.
Evento
Qualquer ação do utilizador definida previamente por uma empresa: ver um vídeo, carregar num botão ou num link, etc.
Principais vantagens do Google Analytics
– Versão gratuita muito completa.
– Facilidade para configurar e interagir com outros serviços do Google, como Adwords e Search Console.
– Possibilidade de monitorizar o perfil de quem acede a um site, páginas mais vistas, conversões, dispositivos e cidades, entre outros dados.
– Informações em tempo real sobre o que está a acontecer num site.
– Acompanhamento do público-alvo de uma empresa: dias do mês, da semana ou até mesmo horas em que os visitantes mais interagem com o site; quantos abandonam o site sem interagir com ele, etc.
Tecnologia utilizada pelo Google Analytics
Este sistema da Google apoia-se num breve código Javascript existente em cada página de um site. Sempre que um novo site é registado no seu sistema, o Google Analytics varre o código-fonte para procurar o código fornecido.
Na verdade, o código em Javascript fornecido pelo sistema para inserir na página é muitas vezes bloqueado por softwares de alguns utilizadores e isso leva a que a visita não conste da lista, mas, seja como for, na maioria das vezes funciona e envia os dados ao Analytics, que, por sua vez, os transmite ao proprietário do site, sob a forma de relatório.