Conteúdo de Reformulação

Conceito, vantagens, elaboração e melhores práticas no Conteúdo de Reformulação

Conteúdo de Reformulação ou em inglês, Repurposing Content, é a expressão usada para definir a estratégia de marketing que tem por base a transformação e reutilização de conteúdos.

 

Em Content Marketing o conteúdo é rei, é ele que atrai novos visitantes para um site e alcança mais leitores num blog. É ele que fortalece a reputação de uma empresa, cria confiança e tem a capacidade de converter leads em prospects e clientes. No entanto é moroso e difícil estar constantemente a criar conteúdos novos, daí que tenha surgido a noção de Conteúdo de Reformulação para permitir expandir o valor de um conteúdo alterado para servir para um propósito diferente. Por exemplo, transformar a mensagem de um post num blog num vídeo. A mensagem é a mesma, ou seja, o conteúdo é o mesmo, mas o canal e/ou o formato diferem e também o consumidor pode ser diferente.

 

Vantagens do Conteúdo de Reformulação

  • Dá a uma empresa (ou particular) mais uma oportunidade para se classificar nos resultados dos mecanismos de pesquisa, desde que o conteúdo reformulado tenha sido otimizado com estratégias SEO (Search Engine Optimization). Com um só tema, uma instituição consegue material para sites, blogs e redes sociais, seja a nível de textos, imagens, vídeos ou podcasts, entre outros.
  • Permite a uma empresa atingir um novo público. Utilizando o Repurposing Content e o chamado marketing multicanal, consegue-se fornecer conteúdo que o público procura, em todos os lugares que procura, pois nem todas as pessoas consomem conteúdo no mesmo sítio e da mesma forma. Reformulando a mensagem para um canal de distribuição diferente, atingem-se mais consumidores.
  • Suporta a consistência de uma mensagem de uma empresa, ou seja, ao se usar Conteúdo de Reformulação, repetem-se ideias e conceitos e segundo a “regra dos 7”, um prospect precisa de ver ou ouvir o marketing de uma empresa pelo menos sete vezes antes de agir e comprar.
  • Ajuda os profissionais de marketing de conteúdo a criar conteúdos numa base consistente e contínua. Por outras palavras, o Repurposing Content retira alguma pressão dos ombros destas pessoas que, por vezes, podem não estar a conseguir decidir sobre o que escrever.

 

Como fazer Conteúdo de Reformulação

  • Usando, de preferência, conteúdos que tenham sido alvo de elevados índices de leitura ou visionamento.
  • Verificando se a otimização SEO não é penalizada, pois há o risco de os motores de pesquisa interpretarem o conteúdo reformulado como um conteúdo repetido. Nesse sentido, deve-se usar uma tag canónica, que indica aos motores de pesquisa que se trata de um artigo republicado. Além disso, deve-se verificar se o conteúdo reformulado tem um link no início ou no fim do texto que leve o leitor de volta ao site (ou blog), ou seja, de volta à fonte original.
  • Incluindo a fonte “NoIndex” na cópia do artigo de modo a evitar problemas de conteúdos duplicados, dizendo aos motores de pesquisa que não classifiquem esse conteúdo reformulado. Não afetará os rankings ou o valor dos links de entrada.

 

Melhores práticas de Conteúdo de Reformulação

  • Escolher sites respeitáveis para se fazer a associação e/ou sites com maior autoridade de domínio que darão um aumento mais forte na pesquisa.
  • Não republicar todo o conteúdo, apenas conteúdo de melhor desempenho.
  • Aproveitar para atualizar os títulos de cada conteúdo reformulado.
  • Aguardar pelo menos duas semanas antes de republicar o conteúdo de modo a dar aos motores de pesquisa tempo suficiente para indexar o conteúdo original para que ele seja maior do que o conteúdo republicado.
  • Incluir links internos nos conteúdos republicados de modo a dar aos leitores a oportunidade de conhecer melhor certos produtos/serviços específicos.
  • Incluir CTAs ou chamadas para ação no Conteúdo de Reformulação, principalmente se se tratar de um blog empresarial.

 

Como reciclar usando Conteúdo de Reformulação

A reciclagem de um conteúdo, inserida na estratégia de Repurposing Content, não é uma tarefa simples. Vai muito além do copiar e colar material de um formato de conteúdo para outro. Se uma empresa deseja obter um bom conteúdo reciclado, tem de usar o método ACE (Adjust, Combine e Expand): ajustar, combinar e expandir.

Para começar a trabalhar na reciclagem do Conteúdo de Reformulação é necessário ajustá-lo para que forneça uma boa experiencia ao utilizador, por isso deve-se perceber, antes de mais, o que precisa de ser adicionado, removido ou reformulado. Depois, é necessário combinar o conteúdo relacionado ou não relacionado para fornecer novos valores ou significados e por fim, há que ampliar algo que já se tinha feito (ou escrito) para aprofundar esse tópico, sendo que as oportunidades para o conteúdo de reciclagem são infinitas.

398 Visualizações 1 Total
398 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.