Portfólio

Noção, tipos e dicas para a elaboração de um portfólio

Portfólio é o conjunto dos trabalhos desenvolvidos por um profissional ou por uma empresa, ao longo de um certo período de tempo.

 

Um portfólio ou portefólio é um registo da evolução das aprendizagens ao nível dos conhecimentos e das competências e/ou uma coleção de todo o trabalho em desenvolvimento por uma pessoa ou organização e relacionado com o alcance dos objetivos da atividade ou negócio.

 

Mesmo que isso não seja reconhecido, todas as empresas têm um portfólio, ou seja, um conjunto de trabalhos concluídos ou em andamento. Algumas organizações têm portfólios separados por departamentos ou unidades de negócio, mas isso não impede a existência de um portfólio abrangente para a organização, como um todo.

 

Origem do termo

A palavra inglesa portfólio teve origem na expressão italiana “portafoglio” que remonta ao século XVIII, quando era usada para designar uma “valise” ou bolsa feita para carregar folhas soltas de papel. Os artistas usavam-na bastante para mostrarem os seus trabalhos e por isso a expressão passou a ser sinónimo de coleção de trabalhos de artes visuais (esboços, desenhos, fotografias, etc). A palavra foi assimilada em várias línguas, incluindo o Português e continua a ser amplamente utilizada nas artes, e não só.

Atualmente, são muitos os profissionais que têm a necessidade de mostrar algo, para além de seu currículo. E o portfólio agrega valor para o indivíduo e por isso deve ser iniciado durante a vida acadêmica, principalmente para profissionais da área da comunicação, publicidade, marketing, design, entre outros. Para um designer gráfico, por exemplo, é fundamental ter um bom portfólio, ou seja, uma compilação dos seus trabalhos, que demonstre a sua capacidade nessa área: criatividade, estilo, trabalhos de referência, clientes, etc.

 

Principais tipos de portfólio

 

Portfólio físico

Com a Internet, o portfólio físico deixou de ser tão usado, pois as novas tecnologias libertaram um pouco os profissionais criativos que antes tinham de andar com pastas e envelopes de grandes dimensões para mostrar os seus trabalhos em entrevistas ou a clientes. Mas criar um portfólio físico ou impresso não é difícil, basta imprimir os melhores trabalhos e depois organizá-los numa pasta.

 

Portfólio digital

Com a popularização da Internet, os portfólios passaram para o mundo online de modo a poderem ser partilhados virtualmente, de modo rápido, simples e económico. Mas para que isso aconteça, é necessário digitalizá-lo: em PDF ou numa plataforma online, por exemplo.

 

Como fazer um portfólio?

Cada vez mais há profissionais que sentem necessidade de divulgar os seus trabalhos de forma quase imediata, merce da forte competitividade a que se assiste no mercado de trabalho. Um bom portfolio pode ser uma importante ferramenta de valorização numa entrevista ou numa reunião com um cliente.

 

  1. Começar pelo início

Um bom portfólio exige organização e a primeira coisa a fazer para o conseguir é pensar na sua estrutura, definindo o suporte (papel ou online) e os materiais a incluir.

 

  1. Escolher os melhores trabalhos

Não convém juntar todos os trabalhos num portfolio, há que filtrar e escolher apenas os melhores, ou seja, aqueles trabalhos que melhor representam o valor, estilo e as capacidades da pessoa ou da empresa em causa.

 

  1. Incluir informações sobre o processo de criação

Juntamente com os trabalhos, um portfólio pode e deve conter: fotos, link para um site (se for online), descrição do projeto, informações sobre o processo de criação do projeto, etc.

 

  1. Adaptar o portfólio de acordo com os clientes ou recrutadores

Tal como se adapta um currículo, um portfólio também deve ser adaptado de acordo com o cliente com que o profissional se vai reunir ou de acordo com o recrutador que o vai entrevistar, tentando ajustar os trabalhos às necessidades dos mesmos, de forma a possibilitar uma identificação imediata das competências.

 

  1. Identificar

Deve-se reservar uma página do portfólio para incluir informações sobre o profissional em causa (currículo, formação académica, experiência profissional, projetos de destaque, competências, etc), bem como as suas informações de contacto (nome, telefone, email, username no Skype, perfil no LinkedIn, etc).

253 Visualizações 1 Total
253 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.