Conceito de planeamento tático
O planeamento tático situa-se a um nível intermédio nas organizações, entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional. O planeamento tático é o que permite colocar em prática as ações, em médio prazo, visando superar os desafios estratégicos e melhorar o desempenho da empresa.
Características do planeamento tático
- O planeamento tático apresenta as seguintes características:
- É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual;
- Abrange cada unidade da organização;
- Traduz e interpreta as decisões do planeamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa;
- Cada unidade preocupa‐se em atingir os objetivos da unidade.
Objetivos do planeamento tático
O planeamento tático Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Trabalha com decomposições dos objetivos e estratégias estabelecidos no planeamento estratégico.
O planeamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. No processo de planeamento deve‐se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcançá‐los em sua totalidade, tendo em vista a interligação entre eles.
No dia-a-dia de uma empresa é extremamente necessário organizar todos seus processos, internos e externos, no que tange a gestão organizacional e de pessoas. Isso possibilita que as estratégias sejam seguidas e executadas, de acordo com o planeado, e que suas metas e objetivos sejam alcançados plenamente.
Neste sentido, o planeamento tático é o que permite colocar em prática as ações, em médio prazo, visando superar os desafios estratégicos e melhorar o desempenho da empresa. Para que tenha êxito, cada departamento deve trabalhar para eliminar suas lacunas e evoluir, contribuindo assim, para o crescimento de todos.
Exemplo de planeamento tático
Se imaginarmos que uma empresa define determinados objetivos para o período de um ano em seu planeamento estratégico (objetivos gerais), visando conquistar melhorias específicas para a organização. Estas ações podem ser relativas: aos custos de produção; captação de recursos; distribuição dos produtos; atendimento ao cliente e gestão de pessoas, por exemplo.
A fase tática é esta que distribuiu as responsabilidades para cada um dos departamentos e apresenta-lhes as metas a serem alcançadas em determinado período. Assim, o engajamento, comprometimento e bom desempenho dos líderes e demais colaboradores é fundamental para que todos os resultados almejados sejam conquistados efetivamente. Sem isso, todo o planeamento é mitigado e corre o risco de não correr bem.
Metodologia 5W2H
Esta metodologia ajuda a definir o plano de ações, com mais assertividade, e também as melhores formas de inserir estas definições nas demandas diárias dos profissionais.
A sigla 5W2H, em inglês, designa os seguintes questionamentos e direcionamentos que, traduzidos para português, podem ser entendidos assim:
5 W: What (O que será feito?) – Quais ações e processos deverão ser realizados para que a empresa alcance seus objetivos?
Why (Por que será feito?) – Qual a intenção ao fazer isso – aumentar a produtividade, os lucros, melhorar os produtos ou a comunicação interna?
Where (Onde será feito?) – Quais departamentos ficarão responsáveis por atingir cada uma das metas determinadas?
When (Quando?) – Qual o período e prazo para que estas ações sejam aplicadas em cada setor?
Who (Por quem será feito?) – Quais os gestores, colaboradores e áreas que ficarão incumbidos deste trabalho?
2H: How (Como será feito?) – De que modo as tarefas e ações devem ser realizadas para surtir o efeito esperado?
How Much (Quanto vai custar?) – Quanto à empresa precisará dispor financeiramente para que as mudanças desejadas sejam implementadas?.
Como é fácil perceber, o método 5W2H é bastante instrutivo, uma vez que ajuda a organização a visualizar, com mais clareza, as melhores formas de colocar em prática seu planeamento tático.
References:
Mota, António Gomes (2012). Finanças da Empresa – da teoria à prática. 5ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.