Planeamento Estratégico

Apresentação do conceito de Planeamento Estratégico. Vários níveis do Planeamento Estratégico…

Conceito de Planeamento Estratégico

O plano estratégico corresponde à tentativa de antever e de dar resposta atempada aos acontecimentos que venham a verificar-se na envolvente externa através da definição e estruturação das linhas gerais de actuação de longo prazo, afim de atingir os objectivos propostos. O plano estratégico pode ser dividido em:

  • Plano estratégico de nível corporativo: define o tipo de actividades/negócios em a organização deverá estar presente, quais os resultados a obter em cada negócio e quais os recursos necessários; geralmente é efectuado pelos gestores de topo;
  • Plano estratégico de nível de unidade de negócio: estabelece os produtos e serviços a oferecer e a forma como são alocados os recursos que lhe foram destinados; geralmente é efectuado pelos responsáveis por cada unidade de negócio;
  • Plano estratégico de nível funcional: define as estratégias ao nível de cada função, nomeadamente a estratégia comercial e de marketing, investigação e desenvolvimento, produção, financeira e de pessoal; geralmente é efectuado pelos gestores funcionais.
2429 Visualizações 1 Total
2429 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.