Matriz Ansoff

Apresentação da matriz Ansoff um modelo de gestão, da autoria de Igor Ansoff, utilizado no apoio ao planeamento estratégico…

Apresentação da Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff, criada por Igor Ansoff é um modelo de apoio ao planeamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios – diferença entre o previsto e o realizado – e de sinergia – aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.

De acordo com Adriano Freire, as opções das organizações em relação ao desenvolvimento de produtos e mercados podem assumir dois tipos, nomeadamente:

  • a expansão ou redução do número de produtos e serviços oferecidos;
  • a expansão ou redução dos segmentos de mercado servidos;

Estas duas opções estratégicas podem ser sintetizadas na matriz de Igor Ansoff segundo a qual uma organização pode optar entre:

  • Penetração no Mercado: a organização continua a actuar nos mesmos segmentos e com os mesmos produtos/serviços mas tenta aumentar o seu volume de vendas através do aumento de quota de mercado e/ou da frequência de utilização.
  • Extensão do Produto: a organização desenvolve novos produtos/serviços ou aumenta a gama dos já existentes, mas dirigida aos mesmos segmentos de mercado.
  • Extensão do mercado: a organização procura servir novos segmentos de mercado, mas com os mesmos produtos/serviços que já oferecia.
  • Diversificação: a organização cria novos produtos/serviços para novos segmentos de mercado aproveitando sinergias tecnológicas e/ou comerciais.
2511 Visualizações 1 Total
2511 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.