Gravura

Apresentação do conceito de Gravura: Gravura, é um termo que designa, uma técnica de desenho, realizado em superfícies duras, como a…

Apresentação do conceito de Gravura

Gravura, é um termo que designa, uma técnica de desenho, realizado em superfícies duras, como  a madeira, a pedra e o metal, com base numas incisões, corrosões e “gravuras”, realizados com instrumentos e materiais especiais para essas superfícies. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.

As gravuras têm valor artístico por serem totalmente originais e realizadas artesanalmente. Quanto menor for o numero do exemplar reproduzidos, mais valorizada é a gravura, pois as primeiras a serem feitas saíram de uma matriz menos desgastada. Muitas vezes as primeiras 2 ou 3 são reservadas para o artista, recebendo a sigla P.A. (Prova do Artista).

Uma gravura é considerada original quando o resultado directo da matriz criado pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados, compondo o que se chama de uma tiragem.

Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.

Gravura é uma imagem impressa a partir de uma matriz artesanal. O material da matriz pode variar, sendo chamada de xilogravura aquela que tem uma matriz a madeira, gravura em metal para as que têm uma placa de metal como matriz, litografia para a que a imagem é criada sobre uma pedra e depois transferida para o suporte e, finalmente, a serigrafia, técnica que se utiliza de uma tela preparada.

A gravura divide-se em dois tipos de gravura, a horizontal, onde o sulco recebe a tinta e aparece como positivo no trabalho final e a em relevo, onde a superfície em alto-relevo é que recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta).

A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.

Castelo de Edimburgo numa gravura de John Slezer, 1675

Castelo de Edimburgo numa gravura de John Slezer, 1675

A técnica mais antiga de gravura é a xilogravura, inventada como um método de impressão sobre tecido na China e utilizada no Egipto e no Império Bizantino. A sua popularização na Europa deu-se a partir do século XV, quando a produção de papel se simplificou, levando à diminuição do seu valor.

A gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são gravadas com incisão directa ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz recebe a tinta e uma prensa é utilizada para transferir a imagem para o papel.

Em 1796, Johann Alois Senefelder (1771-1834), descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações, inventou e desenvolveu a técnica da litografia. E em 1818, publica o tratado Vollstandiges Lehrbuch der Steindruckery (“Um curso completo em litografia”), onde relata em duas partes a sua invenção, sendo que na primeira conta história da invenção e seus diferentes processos, enquanto na segunda parte, descreve as instruções práticas para a sua aplicação.

Embora existam registos de trabalhos utilizando stencil na China, desde o século VIII, a serigrafia só começa a ser utilizada por artistas na segunda metade do século XX.

1183 Visualizações 1 Total

References:

  • MOSER, Barry. Wood Engraving: The Art of Wood Engraving and Relief Engraving. David R. Godine Publisher, 2006
  • HIND, Arthur M. A History of Engraving and Etching. Courier Corporation, 2011
  • QUADROS, A.L, OSWALD C., DOMINGO, F. & DÓGLIO, M. Gravura em metal. EdUSP, 2002
  • WRIGHT, John Buckland. Etching and Engraving: Techniques and the Modern Trend. Courier Corporation, 1973
1183 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.