Litografia

Conceito de Litografia: O termo Litografia designa uma técnica de gravura inventada por Senefelder em 1796 e que utiliza como matriz uma…

Conceito de Litografia

O termo Litografia designa uma técnica de gravura inventada por Senefelder em 1796 e que utiliza como matriz uma pedra calcária que se encontra na região de Munique na Alemanha. Pelas suas características (grão naturalmente certo e facilidade de polimento), esta pedra permite desenhar livremente com uma tinta gorda, a tinta litográfica, ou com o lápis litográfico, que pode apresentar vários graus de dureza, e em cuja composição entram a cera branca, o sabão, o mastic, o sebo, etc. Completado o desenho, este é fixado à pedra com um mordente, ou seja uma solução acidulada composta por ácido nítrico e goma-arábica, e a tinta é retirada com aguarrás e depois lavada com água. Para se efectuar a tintagem, passa-se um rolo com tinta sobre a pedra humedecida. As superfícies desenhadas secam rapidamente e recebem a tinta, enquanto as superfícies livres repelem a tinta.

Em lugar da pedra litográfica pode também ser utilizado o zinco, o qual é previamente sujeito a um tratamento especial.

481 Visualizações 1 Total
481 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.