Xilografia

Conceito de Xilografia: O termo Xilografia designa uma técnica de gravura, vulgarmente chamada por gravura em madeira, tem como…

Conceito de Xilografia

O termo Xilografia designa uma técnica de gravura, vulgarmente chamada por gravura em madeira, tem como base a madeira de fio, mas também o linóleo e diversas madeiras, incluindo o contraplacado. A madeira de fio é cortada de forma a que as fibras sejam cerradas, coesas e da mesma espessura, para que se mantenham unidas durante a execução do trabalho. As madeiras para usadas são a pereira, a nogueira e a cerejeira.

Entre os instrumentos usados para trabalhos de xilogravura incluem-se as goivas em “U” e em “V” e de diversas dimensões, e o cortante tipo formão de várias larguras.

Na xilogravura o gravador retira tudo o que deve sair em branco. A superfície plana da madeira recebe a tinta e fica a negro.

Terminado o trabalho, ou durante a sua execução, para obter provas de estado, o gravador passa sobre a placa um rolo tintado com tinta de impressão e coloca sobre ele o papel húmido, tirando a prova numa prensa.

Para se obter uma gravura a cores, a cada uma das cores deve corresponder uma placa com as mesmas dimensões, sendo necessários pontos de referência para a gravação e para a tiragem.

1695 Visualizações 1 Total
1695 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.