Apresentação do conceito de Gravura
Gravura, é um termo que designa, uma técnica de desenho, realizado em superfícies duras, como a madeira, a pedra e o metal, com base numas incisões, corrosões e “gravuras”, realizados com instrumentos e materiais especiais para essas superfícies. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.
As gravuras têm valor artístico por serem totalmente originais e realizadas artesanalmente. Quanto menor for o numero do exemplar reproduzidos, mais valorizada é a gravura, pois as primeiras a serem feitas saíram de uma matriz menos desgastada. Muitas vezes as primeiras 2 ou 3 são reservadas para o artista, recebendo a sigla P.A. (Prova do Artista).
Uma gravura é considerada original quando o resultado directo da matriz criado pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados, compondo o que se chama de uma tiragem.
Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.
Gravura é uma imagem impressa a partir de uma matriz artesanal. O material da matriz pode variar, sendo chamada de xilogravura aquela que tem uma matriz a madeira, gravura em metal para as que têm uma placa de metal como matriz, litografia para a que a imagem é criada sobre uma pedra e depois transferida para o suporte e, finalmente, a serigrafia, técnica que se utiliza de uma tela preparada.
A gravura divide-se em dois tipos de gravura, a horizontal, onde o sulco recebe a tinta e aparece como positivo no trabalho final e a em relevo, onde a superfície em alto-relevo é que recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta).
A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.
A técnica mais antiga de gravura é a xilogravura, inventada como um método de impressão sobre tecido na China e utilizada no Egipto e no Império Bizantino. A sua popularização na Europa deu-se a partir do século XV, quando a produção de papel se simplificou, levando à diminuição do seu valor.
A gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são gravadas com incisão directa ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz recebe a tinta e uma prensa é utilizada para transferir a imagem para o papel.
Em 1796, Johann Alois Senefelder (1771-1834), descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações, inventou e desenvolveu a técnica da litografia. E em 1818, publica o tratado Vollstandiges Lehrbuch der Steindruckery (“Um curso completo em litografia”), onde relata em duas partes a sua invenção, sendo que na primeira conta história da invenção e seus diferentes processos, enquanto na segunda parte, descreve as instruções práticas para a sua aplicação.
Embora existam registos de trabalhos utilizando stencil na China, desde o século VIII, a serigrafia só começa a ser utilizada por artistas na segunda metade do século XX.
References:
- MOSER, Barry. Wood Engraving: The Art of Wood Engraving and Relief Engraving. David R. Godine Publisher, 2006
- HIND, Arthur M. A History of Engraving and Etching. Courier Corporation, 2011
- QUADROS, A.L, OSWALD C., DOMINGO, F. & DÓGLIO, M. Gravura em metal. EdUSP, 2002
- WRIGHT, John Buckland. Etching and Engraving: Techniques and the Modern Trend. Courier Corporation, 1973