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Conceito
O termo meio-soprano (do italiano mezzosoprano) designa a voz feminina que medeia entre o soprano e o contralto. Normalmente, apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e um âmbito maior na região central-grave. Muitos dos papéis operáticos escritos para soprano são tradicionalmente cantados e mais adequados aos mezzos, por exemplo, a Dorabela, em «Così fan tutte» de Mozart, Carmen, em «Carmen» de Bizet, ou Oktavian em «Der Rosenkavalier» de Strauss.
Ocasionalmente, um cantor pode considerar-se mezzo-contralto, significando um registo um pouco mais grave do que o meio-soprano. Esta voz, à semelhança do contralto, é cada vez menos comum.
Tipos de meios-sopranos
À semelhança das restantes vozes femininas, existem três tipos diferentes de meios-sopranos.
- Mezzosoprano coloratura: registo agudo mais ágil, que se distingue dos sopranos pela qualidade vocal mais quente e pela extensão mais grave. Cecilia Bartoli, Joyce DiDonato e Marilyn Horne destacam-se como exemplos neste tipo de meio-soprano.
- Mezzosoprano dramático: registo médio e forte, com mais poder, mas menos agilidade vocal do que o de coloratura. Podem-se salientar, como exemplos, Jennifer Larmore e Shirley Verret.
- Mezzosoprano lírico: qualidade mais suave e sensível, que corresponde a um meio-termo entre os dois tipos anteriores. Destacam-se, como exemplos, Teresa Berganza e Elina Garanca.