Corneta

Corneta: breve descrição do instrumento musical e do seu percurso de desenvolvimento.

Conceito

A corneta é um instrumento de metal, com um tubo em parte cilíndrico, em parte cónico, e com um bocal esférico. Como o trompete e da trompa, baseia-se na série de harmónicos, preenchendo as falhas pelo uso de três válvulas que, isoladas ou combinadas, aumentam o comprimento do tubo, possibilitando a produção de notas fundamentais, numa extensão de 1 a 6 meios tons mais graves, originando em consequência, um mesmo número de séries harmónicas novas. A certa semelhança ao trompete e à trompa traduz-se também no seu timbre, que possui uma qualidade intermédia entre os dois instrumentos. A corneta é um instrumento transpositor, sendo a sua música escrita respectivamente um tom ou uma 3.ª menor acima ou abaixo do som real.

corneta

O percurso da corneta

Este instrumento foi desenvolvido na década 20 do século XIX, especialmente na cidade de Paris. Um dos seus primeiros fabricantes foi precisamente o parisiense Jean Asté, conhecido como Halary, em 1828; por isso, tornou-se à época um instrumento comum da orquestra francesa. Berlioz usou-a em várias das suas obras, incluindo a «Sinfonia Fantástica», assim como Bizet. Acredita-se que a sua primeira aparição numa obra orquestral terá ocorrido na ópera «Guilherme Tell», do italiano Rossini, estreada contudo na Ópera de Paris.

No entanto, a corneta foi igualmente popular a solo. O primeiro virtuoso notável do instrumento foi Jean-Baptiste Arban, que o estudou extensivamente e publicou, inclusive, a obra «La grande méthode complete de cornet à piston et de saxhorn», base do Método de Arban. Os solistas ingleses Hermann Koenig e Isaac Levy encontram-se também entre os mais notáveis virtuosos.

Até ao século XX, a corneta viveu um período de popularidade, sendo utilizada inclusive em partes para trompete, além das partes escritas propositadamente para si; até na dança moderna e nos conjuntos de jazz do início do século teve precedência (Louis Armstrong, por exemplo, tocou numa primeira fase a corneta, passando, mais tarde, ao trompete). Contudo, os desenvolvimentos sucedidos no trompete relegaram a corneta a um papel mais secundário, sendo esta encontrada actualmente em bandas civis ou militares ou em repertório orquestral específico que exige um som mais maleável, como acontece na «London Symphony» de Vaughn Williams.

 

478 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopaedia Britannica. (nd). Cornet. Em https://www.britannica.com/editor/The-Editors-of-Encyclopaedia-Britannica/4419

 

478 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.