Clarim

O instrumento musical clarim: morfologia e características sonoras.

Conceito

O clarim (com origem na palavra latina clarion), também conhecido como clarien (do francês) ou biucolo (do italiano) designa um instrumento de sopro de metal, da família dos aerofones, semelhante ao trompete mas com um tubo um pouco mais delgado. Não possui válvulas e é soprado através de um bocal em forma de taça. A extensão do clarim depende da habilidade do executante, até porque o controlo das notas depende totalmente da variação da sua embocadura, mas os sons possíveis de serem extraídos pelo sopro natural limitam-se à série harmónica fundamental.

Clarim

Embora seja um dos instrumentos mais simples da sua família, produz sons altos e de grande alcance. Actualmente, é utilizado em cerimónias solenes, normalmente de cariz militar. Este uso recorda o seu predecessor medieval, de 2 ou 3 pés de comprimento, utilizado especialmente pelos exércitos por ser mais fácil de transportar (relativamente às grandes buzines) e pelas notas aguda, assim facilmente escutadas.

580 Visualizações 1 Total

References:

Dourado, H.A. (2004). Dicionário de termos e expressões da música. Editora 34.

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

 

 

580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.