Trompete

Apresentação do Trompete: Na música, o termo Trompete designa uma família de instrumentos musicais de sopro, da família dos metais, sendo o que…

Apresentação do Trompete

Na música, o termo Trompete designa uma família de instrumentos musicais de sopro, da família dos metais, sendo o que produz os sons mais agudos desta família. A altura do som do instrumento pode ser alterada por três pistões, cada um dos quais dirige o sopro para um maior ou menor comprimento do tubo. O membro mais comum desta família de instrumentos musicais usados na orquestra sinfónica é o trompete etrompetem si bemol. É constituído por um corpo cilíndrico estreito, um bocal em forma de taça, chave de água, bomba de afinação, pistões e cotovelo. É usado em vários géneros musicais mas com especial destaque para a música clássica, o jazz e bandas marciais e, por vezes também noutros estilos musicais como o mambo ou a salsa. De referir ainda que teve uma vasta utilização nos meios militares desde a Idade Média, sendo ainda hoje utilizado para dar ordens aos soldados.

Durante a Idade Média o trompete não possuía varas, pistões, nem sequer furos para os dedos. O som que produzia um som que não ia além das notas naturais da série de harmónicos. Apenas no século XIX, com a invenção dos pistões, o trompete adquire a configuração que hoje possui.

 

You raise me up – Fernando Lopez:

3164 Visualizações 1 Total
3164 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.