Idade Média

Idade Média foi um período histórico da humanidade, que ocorreu na Europa entre os séculos V e XV.

O que foi a Idade Média?

Idade Média é um período da história humana que compreende os séculos V a XV e que ocorreu na Europa. Ele se iniciou com a Queda do Império Romano Ocidental e durou até o início da transição para a Idade Moderna ou Renascimento. Ortodoxamente, esse período histórico reside entre a Idade Antiga e a Idade Moderna e é dividida em Baixa e Alta Idade Média.

A Alta Idade Média é o início do período. Compreende todos os acontecimentos relacionados às invasões bárbaras e ao despovoamento urbano. Os povos bárbaros ocuparam as estruturas criadas pelos romanos e deram início a novos reinos. Os antigos territórios pertencentes ao Império Romano Oriental tornam-se islâmicos, e o Império Bizantino eleva-se a uma potência econômica e militar.

O aproveitamento das estruturas romanas manteve os novos reinos ocidentais ainda ligados a instituições desenvolvidas por Roma. O cristianismo ganhou força e se espalhou por toda a Europa, o que tornou a religião cristã um pilar social, moral, ético e político da Idade Média.

idade média

A Baixa Idade Média iniciou-se após o ano 1000. Esse período foi oposto ao primeiro, pois houve um grande crescimento populacional na Europa. O crescimento econômico acentuou-se com a retomada do comércio, que se desenvolveu ao tirar proveito do desenvolvimento de novas técnicas agrícolas.

Durante essa parte do período estabeleceu o senhorialismo e o feudalismo, estruturas político-sociais que estabeleceram relações de suserania e vassalagem. Essas relações baseavam-se em troca de favores entre senhores feudais ou de terra e seus servos e vassalos.

Nessa segunda parte da Idade Média ocorreram também as Cruzadas. Elas foram incursões militares realizadas por cavaleiros a mando da Igreja Católica à Terra Santa. O objetivo era recuperá-la do controle dos muçulmanos.

Culturalmente, o período da Idade Média foi responsável por fundar grande parte das universidades mais famosas da Europa. A escolástica, doutrina que influenciou nessas fundações, foi uma filosofia que buscou unir fé e razão. As obras-primas desse período pertencem a nomes como Dante Alighieri, Tomás de Aquino e Chaucer.

Inúmeras guerras e adversidades permearam os últimos dois séculos da Idade Média. A Peste Negra, por exemplo, uma das mais mortais epidemias a atingir a humanidade, matou um terço da população europeia. Houve diversas rupturas religiosas dentro da Igreja Católica e uma profusão de avanços tecnológicos que culminaram em um cisma entre homem e religião. Isso foi o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

555 Visualizações 1 Total

References:

Davies, Norman (1996). Europe: A History. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-520912-5

555 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.