Berceuse

Definição de berceuse, um tipo de composição sugere uma canção de embalar, e exemplos ilustrativos da forma.

Conceito

A berceuse (do francês bercer, que significa embalar) é uma composição musical que tem como objectivo sugerir uma canção de embalar, tal como indica a origem do nome. Normalmente escritas em tempo binário composto, não obedecem a nenhum padrão estrutural rígido. No entanto, por propósito e convenção, são simples em termos harmónicos (ver harmonia), alternando sobretudo entre a tónica e a dominante.

A forma surgiu no século XIX, tendo sido desenvolvida em particular por Frédéric Chopin. A «Berceuse em ré bemol maior, op.57», datada do Verão de 1843, numa fase terminal da vida do compositor, é um dos melhores exemplos deste tipo de composição. O manuscrito estava em posse da cantora Pauline Viardot, “o que sugere que Chopin se inspirou na filha mais nova da cantora, Louisette” (…) “a singela melodia na qual se baseia a peça é uma reminiscência de infância do compositor, mais concretamente de uma canção que a sua mãe lhe cantava” (Liberal, 2016).

Áudio – «Berceuse em ré bemol maior, op.57»

Outro exemplo muito popular é a canção de Brahms «Wiegenlied, op.49, n.º4», publicada em 1968. A melodia desta canção, dedicada a uma amiga do compositor, Bertha Fabier, pela altura do nascimento do segundo filho desta, é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Áudio – «Wiegenlied, op.49, n.4»

484 Visualizações 1 Total

References:

Brahms’ Lullaby. Em  https://en.wikipedia.org/wiki/Brahms%27_Lullaby

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

Liberal, A.M. (2016). Berceuse em ré bemol maior, op.57. Acervo da Casa da Música. Em http://www.casadamusica.com/pt/artistas-e-obras/obras/b/berceuse-em-re-bemol-maior-fryderyk-chopin/?lang=pt#tab=0

484 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.