Arpejo (ou harpejo)

Definição de arpejo musical, relevância e representação na partitura.

Conceito

O termo arpejo (do italiano arpeggio, que significa maneira de de harpa) designa a execução alternada das notas musicais de um acorde, quer em ordem ascendente, quer em ordem descendente, num âmbito superior a uma oitava. O vocábulo harpejo é uma derivação regressiva de harpejar, que significa tocar na harpa ou tocar harpa. Embora ambos os termos sejam linguisticamente correctos, é preferível o uso do termo arpejo, aliás, mais disseminado.

Os estudantes de instrumentos musicais ou cantores aprendem a tocar e a cantar escalas e arpejos desde o início da sua formação musical. Tanto a execução de escalas como os arpejos são, frequentemente, obrigatórios em exames. Os arpejos são um recurso muito comum na composição musical, mesmo entre instrumentos polifónicos como o piano ou o acordeão, que permitem a execução de várias notas ao mesmo tempo. Já entre instrumentos monofónicos, como a flauta ou o saxofone, os arpejos permitem a execução de acordes, que na sua acepção natural não podem ser interpretados por este tipo de instrumentos.

Na partitura musical, são representados ou exactamente como devem ser interpretados:

arpejo beethoven

Arpejos no primeiro andamento da Sonata ao Luar de Beethoven (áudio)

Ou, através de uma linha severamente ondulada à frente do acorde. Se a linha surgir também com uma seta, é sinal da direcção de execução do arpejo:

arpejo

535 Visualizações 1 Total
535 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.