O fotojornalismo é uma área de trabalho relacionada com a fotografia, onde o objetivo é passar, através de imagens, informação clara e objetiva a determinado público.
O fotojornalismo muitas vezes é uma especialização a nível do jornalismo, pois visa a transmissão de informação, mas através de fotografias que serão posteriormente publicadas em jornais, revistas, sites, redes sociais, portais, etc.
Cabe ao fotojornalista fazer o enquadramento das imagens, bem como tratar da distância focal e composição, entre outros elementos. Por isso, este profissional deve ter um olhar bastante apurado sobre a realidade de modo a encontrar o momento exato para tirar uma fotografia, até porque – em muitos casos – uma fração de segundo a mais ou a menos, pode fazer toda a diferença.
Apesar de o fotojornalismo, por si só, conseguir contar uma história através de imagens, precisa de seguir as regras do jornalismo, ou seja, as histórias terão de ser verídicas e mostrados todos os fatos com a maior neutralidade possível. A fotografia nos meios de comunicação social é muito importante como fonte de informação, mas também – e cada vez mais – como forma de atrair o público para uma notícia.
O que se entende por fotografia?
Fotografia é, genericamente, o processo técnico e/ou artístico que permite a produção de imagens. Também se chama “fotografia” à imagem, ou seja, ao produto final deste processo.
Esta técnica de criação de imagens através de exposição luminosa foi fruto não de um único autor, mas de um processo que acumulou avanços por parte de muitas pessoas que trabalharam juntas ou em paralelo, ao longo de anos a fio. Atualmente, a fotografia, mercê das novas tecnologias, já tem um baixo custo, um acesso generalizado, recursos cada vez mais sofisticados, maior qualidade de imagem e facilidade de uso, mesmo para amadores.
A simplificação dos processos de captação, armazenamento, impressão e reprodução de imagens, juntamente com a facilidade de integração com recursos informáticos, tem democratizado o uso da fotografia nas mais variadas aplicações.
O que faz um fotojornalista?
Da mesma forma que um jornalista elabora os seus textos, um fotojornalista elabora as suas fotografias. Um trabalha com as palavras, o outro com as imagens. E completam-se entre si: um explica, o outro mostra.
Daí que o fotojornalista deva possuir alguma sensibilidade artística, mas também um faro apurado para notícias de modo a conseguis traduzir em imagens acontecimentos reais. Não se pode esquecer que é através do olhar do fotojornalista que o leitor vê o que aconteceu.
Formação de um fotojornalista
Um fotojornalista pode escolher entre jornalismo ou fotografia a nível de formação, ambas as áreas lhe fornecem a capacitação necessária para desenvolver esta atividade.
Principais áreas do fotojornalismo
O fotojornalista pode trabalhar em diversas áreas, tais como jornais, revistas, agências de notícias, Internet e até mesmo como freelancer.
Dicas para um bom fotojornalismo
- Observar
Um profissional que trabalhe em fotojornalismo, deve conseguir observar e analisar rapidamente uma situação, pois é comum que tenha de lidar com imprevistos e situações inesperadas, das quais muitas vezes só toma conhecimento quando chega ao local de trabalho. Então, é importante ser criativo, analítico e também rápido para conseguir tirar a foto mais indicada.
- Estudar
Além de observar, este profissional deve possuir um raciocínio rápido e uma perceção ampla do que está a acontecer. E consegue-o estudando, pesquisando e educando o olhar. A fotografia é uma arte que exige muita técnica, sensibilidade e dedicação.
- Dominar o equipamento
De nada serve a observação e o estudo se não houver um equipamento adequado. Para tirar as suas fotografias, o fotojornalista precisa de uma (boa) câmara e também de conhecimentos técnicos para a utilizar. É fundamental conhecer as características de cada tipo de lente, flash e filtro que pretende utilizar, manter as baterias carregadas, cartões de memória em quantidade qb, etc.
- Antecipar-se
Para captar uma boa imagem, um fotojornalista deve antecipar-se, informando-se constantemente sobre o que está a acontecer e participando ativamente das reuniões de trabalho, trocando impressões com os colegas.
- Garantir a foto ideal
Um fotojornalista não deve executar o seu trabalho com uma imagem pré-determinada em mente por que isso pode levá-lo a perder a foto ideal. Claro que este profissional é ensinado a fotografar muitas vezes a partir de diferentes pontos de vista para depois escolher as melhores fotos, mas que isso não o impeça de disparar a máquina no momento do clímax do acontecimento.