Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Nas provas de corrida do Atletismo, podem-se considerar que existem três tipos de provas: as de velocidade, meio-fundo e fundo. As provas de velocidade são as corridas de curta distância, até aos 400 metros, enquanto as de meio-fundo são as de 800 e 1500 metros e as corridas de fundo são as de 3000 metros obstáculos até à Maratona.
As provas de velocidade no Atletismo são os 100, 200 e 400 metros lisos, os 100/110 metros e 400 barreiras e as estafetas de 100 e 400 metros. Nota para a existência de outras corridas de atletismo que se enquadram nas provas de velocidade mas que actualmente não fazem parte do programa olímpico, como o caso da corrida dos 60 metros.
Provas de Velocidade Pura – Atletismo
100 metros
A prova de 100 metros é a prova mais mediática das corridas de velocidade e a mais cobiçada a nível internacional. Corrida em linha recta, em que os atletas têm de permanecer sempre na sua pista destinada. Normalmente, na final, correm 8 atletas que têm de correr o mais rápido possível.
200 metros
A prova de 200 metros é uma das provas mais difíceis das corridas de atletismo, tendo que juntar velocidade com técnica. Os atletas têm de permanecer sempre na pista que lhes está destinada, porque caso não o façam, são desqualificados. Numa final, correm os 8 melhores que têm de fazer o percurso o mais rápido possível.
400 metros
A prova de 400 metros é a mais longa das corridas de velocidade e exige além de velocidade, resistência e capacidade gestão do esforço para ter um dos melhores tempos. Tal como nas outras corridas de atletismo, numa final desta corrida, correm os 8 atletas numa pista destinada para fazer uma volta completa à pista de atletismo, sendo que o mais rápido vence a prova.
Provas de Barreiras – Atletismo
100/110 metros Barreiras
As provas de barreiras de 100 metros para as mulheres e 110 metros para os homens são provas de elevado grau de dificuldade em que o objetivo é ser o mais rápido a percorrer esse percurso feito em linha recta. Nota para o facto de que os atletas não são desqualificados ao derrubar barreiras mas sim caso não respeitem a pista que lhes está destinada.
400 metros Barreiras
Tal como os 400 metros planos, os atletas têm de demonstrar capacidade de explosão, resistência e técnica, pelo que tem de ser um atleta completa. Correm 8 atletas numa final, em que o objetivo é ser o mais rápido a percorrer esse percurso. Nota para o facto de que os atletas não são desqualificados ao derrubar barreiras mas sim caso não respeitem a pista que lhes está destinada.
Provas de Estafetas – Atletismo
4×100 metros
As provas de estafetas no Atletismo são provas feitas por equipas, cada uma com 4 elementos em que cada um corre uma porção da corrida. Neste caso, cada um corre 100 metros com um testemunho que terá de ser passado a cada um no espaço destinado para o efeito e vence quem fizer o percurso de forma mais rápida e com todas as transmissões legais.
4×400 metros
As provas de estafetas são provas feitas por equipas, cada uma com 4 elementos em que cada um corre uma porção da corrida. Neste caso, cada um corre 400 metros com um testemunho que terá de ser passado a cada um no espaço destinado para o efeito e vence quem fizer o percurso de forma mais rápida e com todas as transmissões legais.