Embalagem

Noção, importância e funções de uma embalagem

Embalagem é, genericamente, o invólucro que serve para acondicionar e apresentar um produto.

 

A embalagem, ou seja, o recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, tem como objetivo protegê-los e garantir a sua vida útil, possibilitando também melhores condições de distribuição, transporte e armazenamento.

 

Uma embalagem visa ainda outros aspetos além da proteção do produto, nomeadamente a informação sobre as condições de manipulação, exibição dos requisitos legais como composição, ingredientes, etc, e promoção do artigo. Desta feita se compreende que, dependendo da forma como é analisada, a embalagem tem significados diferentes: para um profissional da área da distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante deslocações, mas para um profissional da área do marketing, a embalagem é mais do que uma forma de proteger um produto, é uma forma de apresentá-lo de modo a atrair os clientes e aumentar as vendas.

 

Importância da embalagem

 

  • Em primeiro lugar, a embalagem é importante para a proteção dos produtos durante a etapa de distribuição, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo.
  • Em segundo lugar, a embalagem é um meio utilizado pelas empresas para facultar informações aos consumidores, sobre os ingredientes de alimentos ou composição de medicamentos, por exemplo.
  • Em terceiro lugar, a embalagem é hoje em dia uma ferramenta estratégica a nível de marketing que serve para atrair os consumidores, seja pela sua aparência, seja pela sua usabilidade.

 

Funções da embalagem

As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, comunicação e promoção.

 

Contenção – Uma embalagem serve, antes de mais, como recipiente de um produto, ou seja, contém algo no seu interior. Exemplos: pacotes para leite, garrafas para sumo, invólucros para chocolate, etc.

 

Proteção – Uma embalagem serve também, como é óbvio, para proteger um produto, possibilitando o seu manuseio até ao consumo final, sem que ocorram danos. Exemplos: pacotes de manteiga, garrafas de água, caixas com morangos, etc.

 

Comunicação – Uma embalagem serve, ainda, para comunicar, ou seja, para informar os consumidores sobre os produtos e a marca, usando para tal ferramentas como símbolos e impressões e cores.

 

Promoção – Por fim, uma embalagem nos dias que correm serve para fins promocionais, destacando um produto dos demais e atraindo a atenção dos consumidores, seja através de um design atraente, seja através da forma, funcionalidade, cores, slogan, etc.

 

Principais aspetos de uma embalagem

 

Técnicos – garantem a proteção do produto e a integridade durante o transporte.

Legais – garantem o seguimento e cumprimento de padrões estabelecidos pela legislação, bem como as certificações exigidas por lei.

Estéticos – garantem o formato e composição das informações, de uma forma atrativa, de preferência.

Ambientais – garantem o menor índice de poluição possível.

Mercadológicos – garantem o posicionamento do produto no mercado de forma estratégica.

 

Embalagem como ferramenta de marketing

Já lá vai o tempo em que a embalagem servia para acondicionar um produto, apenas. Hoje em dia, muito devido à concorrência de mercado, a embalagem é vista como o primeiro contacto efetivo do cliente com um produto e por esse motivo, é trabalhada de forma árdua pelos departamentos de marketing das empresas com vista a conseguir assumir-se como meio de comunicação e promoção da marca. E isso consegue-se a nível do design, valor adicional, conservação do produto, facilitação de manuseamento, preservação do meio-ambiente, usabilidade, etc. Com estes aspetos trabalhados e reunidos numa única embalagem, o marketing cria, então, uma identidade para a marca e promove assim a interação com o consumidor.

Efetivamente, a embalagem desempenha um papel fundamental na construção da identidade da marca, no comportamento do consumidor e nos resultados das vendas, mas para que a comunicação seja eficaz é necessário que a empresa saiba qual a perceção que o seu público-alvo tem do seu produto, quais os valores que se pretendem agregar e o que se desejam vender com a embalagem.

534 Visualizações 1 Total
534 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.