Spot é uma peça publicitária criada com vários recursos radiofónicos como voz, música e efeitos.
Um spot é feito através de uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. É, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita informação a ser transmitida numa só mensagem.
Os chamados spots publicitários, além de terem como finalidade a promoção de uma marca ou ideia, estabelecem a ligação entre os anunciantes e os ouvintes na transmissão de uma mensagem e, claro, no despertar de emoções junto do público.
Há spots que além de veicularem uma mensagem publicitária podem ser verdadeiramente criativos, divertidos e até inspiradores, merecendo por isso o reconhecimento dos ouvintes, por um lado, e por outro lado, o aumento da notoriedade da marca, pelo impacto que teve nos consumidores. E isto sem delegar para segundo plano a voz-off. O locutor ou os locutores têm um papel fundamental na interpretação da narrativa do spot publicitário.
Há, hoje em dia, uma grande variedade de formatos a nível de spots: desde os spots publicitários de televisão aos de rádio, passando pelos spots de cinema e terminando na Internet.
Outras aceções da palavra…
– Anúncio luminoso projetado num ecrã.
– Pequeno projetor de cinema, televisão ou teatro.
– Pequeno elemento da imagem a transmitir pela televisão ou da imagem a reconstituir.
Como criar um (bom) spot para rádio?
Para criar um spot comercial eficiente é preciso seguir alguns princípios básicos para despertar a imaginação dos ouvintes em apenas alguns segundos:
– Os ouvintes devem conseguir identificar o nome da empresa ou da marca.
– O spot deve ter em mente a mensagem que pretende passar, o objetivo da mesma e o público-alvo que deve atingir.
– O spot deve transmitir aos ouvintes as vantagens em o ouvir até ao fim.
– Usar efeitos sonoros e vozes engraçadas para chamar a atenção do público, embora deva usar de bom senso porque o excesso de efeitos pode prejudicar a mensagem que se pretende passar.
– Ter cuidado com os direitos de autor.
– Ter atenção a erros gramaticais.
– Utilizar uma linguagem simples de modo a que seja compreendido por diferentes tipos de pessoas.
– Ir direto ao assunto, se possível logo na primeira frase, mas de uma forma que os ouvintes acabem por querer ouvir a mensagem até ao fim, para obter mais informações.
– Bom texto e boa produção. Não interessa ter um bom texto se não houver uma boa produção e vice-versa.
– Naturalidade, leveza e fluidez na locução, se necessário através da contratação de um profissional especializado.
Principais benefícios de um spot para as empresas
O objetivo de uma empresa ao usar um spot publicitário ou comercial é o de divulgar os seus produtos, serviços ou marca. E, efetivamente, um spot permite-lhe atingir um público-alvo, desde que bem planeado e executado, claro.
Mas os benefícios de um spot para uma empresa podem ser mais amplos e variados. Uma empresa pode conseguir obter maior divulgação, mais notoriedade, mas também pode atrair mais potenciais clientes e desse modo aumentar o número de vendas e, quiçá, posicionar-se como uma autoridade na sua área de negócio.
Apesar da concorrência, nomeadamente jornais, revistas, televisão e Internet, os spots comerciais continuam a ser uma excelente opção de divulgação de uma empresa ou dos seus produtos e serviços.
Diferenças entre jingle, spot e springle
O jingle é uma peça publicitária curta e materializada numa música com refrão simples, feita exclusivamente para um produto/serviço ou empresa. Spot também é uma produção de áudio utilizada como peça publicitária em rádio (e televisão), mas em vez de ser cantada é falada, através de uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes). O spot pode ter efeitos sonoros e uma música de fundo.
Por último, o springle é uma mistura de spot com o jingle, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.