O que é Naegleria?
A Naegleria fowleri trata-se de uma ameba que vive na água e no solo. Ela é a única de sua espécie capaz de infectar e até mesmo matar seres humanos.
A doença que a Naegleria causa é conhecida como Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP). Uma vez infectada, a pessoa que carrega este parasita pode desenvolver uma série de sintomas letais.
Características da Naegleria
Do reino protista Excavata, a Naegleria pode ser encontrada no mundo todo. Existem três formas desta ameba, que se tenha registado até hoje: cisto, flagelo e trofozoíta. A primeira é considerada a mais resistente, a segunda pode ser encontrada em água e a terceira só se manifesta em pessoas já infectadas.
A maior chance de contração desta forma de vida livre é através da ingestão de água contaminada. Os casos mais comuns foram em lagos, rios e piscinas cuja manutenção não era apropriada ou não houve clorificação. Mas existem registos de contaminação pelo solo.
Apesar de estar presente em diversos aspectos da vida humana, contrair esta ameba é difícil, já que ela é extremamente suscetível às condições do meio em que se encontra, como o pH e a concentração de hipoclorito, por exemplo. Porém é resistente às temeperaturas elevadas e pode ser encontrado em águas quentes ou paradas.
Cientistas já acharam Naegleria em filtros de ar condicionado e até mesmo na poeira de ambientes hospitalares. Locais com demasiada humidade também podem servir de casa ao parasita.
Infecção MAP
A pessoa que contrai Naegleria e sofre de MAP apresenta entre os sintomas dores de cabeça, vómitos, convulsões, febre elevada, rigidez da nuca e outras alterações relevantes. Após a contração da Naegleria, a doença se manifesta muito rapidamente, podendo matar em dias.
A doença é rara e existem poucos casos registados atualmente. Mesmos assim, os casos reportados em todo o mundo mostram uma mortalidade de 97%. É possível contaminar-se apenas pela inalação do microrganismo via cavidade nasal.
O organismo penetra a mucosa e migra através dos nervos olfativos até alcançar a membrana aracnóide, onde se dissemina pelo Sistema Nervoso. Não existe um tratamento específico para MAP, os médicos se concentram em eliminar os sintomas.