Blogger é o nome de uma plataforma gratuita para edição e gestão de blogs do Google.
O Blogger (Blogspot ou Google Blogs) é considerado por muitos a ferramenta ideal para quem se está a iniciar no mundo dos blogs porque é intuitiva, fácil de navegar e administrar e oferece a hospedagem, bem como diversos recursos que permitem ao utilizador criar um blog de acordo com suas necessidades.
O Blogger é considerado uma das maiores plataformas de blogs grátis do mundo.
Um pouco de história…
O Blogger foi lançado em 1999 e de lá para cá popularizou a criação de blogs na web. A ferramenta foi criada pela empresa Pyra Labs em São Francisco, Califórnia. Evan Williams e Meg Hourihan foram os cofundadores do primeiro produto da empresa, também chamado de Pyra: uma aplicação web que combinava um gestor de projetos com gestor de contatos e lista de tarefas. No final da década de 90, os rendimentos da Pyra foram reutilizados numa ferramenta interna que se tornou o Blogger, ainda em versão beta. O serviço dessa ferramenta inovadora foi disponibilizado ao público em agosto de 1999 pela Pyra Labs que alguns anos depois, em 2003, é adquirida pela Google que, consequentemente, compra o Blogger e o desenvolve desde então. A integração do Blogger como um serviço e produto do Google trouxe inúmeras vantagens e foi um passo fundamental para popularizar a ferramenta na Internet.
A quem se destina o Blogger?
Embora o Blogger funcione de forma semelhantemente ao WordPress, é mais indicado para utilizadores que nunca tenham criado um blog ou que não tenham muitos conhecimentos a nível de novas tecnologias. Contudo, esta ferramenta também é procurada por profissionais por ser muito fácil de navegar e administrar e por ser uma forma de produzir conteúdo, sem as preocupações com questões de infraestruturas e custos.
Como usar o Blogger?
Para usar o serviço Blogger é necessário que o utilizador tenha uma conta Google. Tendo conta, é só fazer login para ser encaminhado para o painel de controle onde é apresentado o ecrã “criar um novo blog”, com vários campos, como título, endereço e modelo. Basta escolher e clicar em “criar um blog”. Depois disso o novo blog do utilizador será apresentado no painel principal do Blogger e ele poderá editá-lo a qualquer momento bastando para isso aceder à sua conta.
O Blogger é uma plataforma que contempla a opção site ou blogs. Escolhendo a opção pretendida, o utilizador pode meter mãos à obra e começar o seu projeto, sendo que o Blogger permite fazer alterações controladas diretamente em XML, portanto exige um pouco mais de trabalho de edição do que o WordPress, por exemplo, e não é tão simples quanto os sites da Win, mas ainda assim é ótimo para ajudar alguém a criar um blog, do mais simples ao mais profissional.
De ressalvar que o blog terá como subdomínio: .blogspot.com (blogs portugueses). Não é necessário pagar pelo serviço nem pelo servidor externo, é tudo oferta do Google. Só não é permitido usar um domínio próprio dentro desta plataforma.
Principais vantagens da utilização do Blogger
- É uma plataforma gratuita e sem limite de tráfego.
- É muito simples de usar e de criar um blog ou site.
- Não requer conhecimentos de programação.
- A mudança dos temas é muito simples.
- Permite inserção de anúncios publicitários.
- Não requer instalação de componentes.
- Interage com outros serviços Google, como Google Adsense e Google Analitycs.
- Está nos servidores do Google, logo tem os servidores mais poderosos do mundo.
Principais desvantagens da utilização do Blogger
- O blog nunca é totalmente do utilizador: embora seja este a gerir o blog, legalmente ele é propriedade do Blogger, Gloogle.
- O nome do domínio é muito longo, limitando a criação do endereço URL.
- Não há suporte para trackbacks e pingbacks.
- Não existe a facilidade dos plugins porque se trata de uma plataforma em XHTML.
- Há alguma limitação a nível do número de layouts disponível.