Turismo Termal (s.m.) – também designado de Turismo de Saúde e Bem-estar é apontado que remonte ao terceiro milénio a.C, através de estudos arqueológicos.
É conhecido que algumas cidades termais, nos séculos XVI e XVII, tais como Bath (U.K.) e St. Moritz (Suíça) eram vistas como destinos turísticos, nomeadamente da classe alta europeia, que procurava as qualidades terapêuticas das águas termais para o tratamento das mais diversas doenças.
Em Portugal, sabe-se que as termas de Curia foram criadas no início do séc. XX e eram utilizadas por famílias de classe alta, ora para tratamento de doenças ora para lazer.
Apesar de considerado por muitos autores como um conceito recente, existem práticas que refutam esta ideia. Na Índia, em 5000 a.C as civilizações antigas praticavam a cultura “ayurveda”. Um tratamento que tinha por objetivo ligar o corpo e a mente através de massagens e de cuidados de nutrição. E ainda, refiram-se os banhos romanos e turcos, que se constituíam como uma excelente forma de terapia e relaxamento.
O Turismo Termal abarca vários conceitos, tanto médicos como científicos, que atuam na área da prevenção. Neste tipo de Turismo, a viagem tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar, através da realização de atividades e de tratamentos.
São dimensões deste tipo de Turismo: médica/cosmética (hospitais, clínicas); física/corporal (spa´s, Yoga, massagens); relaxamento/escape (praia, spa, montanhas); experiência (festivais); existencial (centros holísticos); espiritual (peregrinação, retiro, Yoga); orientado para a comunidade (voluntariado, caridade).
São entendidas como motivações deste segmento do Turismo: motivações físicas (prazer; revitalização do corpo e da mente; participação em desportos…); motivações culturais (interesse por locais históricos; participar em eventos de dimensão nacional e internacional…); motivações pessoais (conhecer pessoas novas; visitar familiares; visitar lugares e pessoas por motivos espirituais; desejo de escape…); motivação de prestígio e status (potenciação do ego; participação em conferências e reuniões; prática de hobbies…).
Portugal é detentor de uma grande diversidade de águas termais com variadas propriedades. No entanto, nem todas são utilizadas nas estâncias termais.
A água, então usada nos tratamentos, pode encontrar-se quente, fria ou mista e ainda ser aplicada ou por imersão completa ou parcial, em jatos de água, nos duches, nas piscinas, nas massagens, em inalações ou em compressas. É um país que pode ser competitivo neste segmento de mercado, pois as suas estâncias termais localizam-se, muitas delas, junto a nascentes de águas medicinais.
Saliente-se, ainda, a diferença entre estâncias termais e instalações de spa e bem-estar. As estâncias termais, por tradição, vocacionam-se sobretudo para a terapia. Por sua vez, as instalações de spa e bem-estar dirigem-se mais para tratamentos de beleza e relaxamento.
Em Portugal existem trinta e seis estâncias termais. São elas: Caldas da Felgueira; Termas do Gerês; Termas da Ladeira de Envendos; Termas da Longroiva; Termas de Luso; Termas de Alcafache Spa Termal; Termas de Almeida Fonte Santa ; Termas das Caldas de Aregos; Termas de Cabeço de Vide ; Termas das Caldas da Rainha; Termas de Caldelas; Termas do Carvalhal ; Caldas da Cavaca; Caldas de Manteigas ; Termas de Monção; Caldas de Monchique; Termas de Monfortinho; Termas de Monte Real; Termas de Nisa; Termas de São Pedro do Sul ;Termas de São Vicente ; Caldas da Saúde; Caldas das Taipas ;Termas de Unhais da Serra; Termas do Vale da Mó; Termas de Vidago; Termas do Vimeiro; Termas de Pedras Salgadas; Termas de Sangemil; Caldas da Cavaca; Termas de Chaves; Termas do Cró; Termas da Curia; Termas de Entre-os-Rios; Termas do Estoril; Termas de Sangemil; Caldas Santas de Carvalhelhos; Termas de São Jorge.
Muitas das termas existentes têm-se adaptado aos tempos modernos, com a atualização das suas infraestruturas e tratamentos. São exemplos de tratamentos praticados: Crenoterapia (hidromassagem termal), uma massagem efetuado com água a uma temperatura que varia entre os 36º C e os 39ºC; Duche Vichy com Massagem (chuva termal), duche associado a massagens e a jatos abundantes de água termal; Hidropinia (buvete termal),que consiste na ingestão de água que tem uma função diurética e ao mesmo tempo desintoxicante; Duche de Agulheta (alta pressão), um duche que estimula o sistema circulatório, bem como o sistema nervoso.