Ameixeira

Conceito de ameixeira, as principais características destas árvores, as condições que necessitam para sobreviver, e os locais onde pode ser encontrada…

Conceito de Ameixeira

Ameixeira

Ameixeira

Ameixeira é a designação vernácula dada aos elementos da espécie Prunus domestica, apesar de existirem outras espécies do género Prunus que assumem o mesmo nome. O seu fruto, corresponde a um verdadeiro fruto, é comestível e denomina-se por ameixa.

A espécie Prunus domestica é a espécie de ameixeira mais cultivada na Europa, por vezes designada por ameixeira europeia, estando a maior parte do seu cultivo relacionado com a produção de fruto (ameixa ou abrunho). A sua reprodução é do tipo hermafrodita, pois corresponde a uma planta que possui ambos os sexos juntos no mesmo indivíduo. A polinização ocorre com o auxílio de agentes polinizadores, particularmente as abelhas.

O género Prunus ao longo da sua evolução divergiu dando origem a diversas espécies de árvores de frutos como as amendoeiras, os pessegueiros, os abrunheiros, as cerejeiras, os damasqueiros entre muitas outras espécies. As diferentes ameixeiras devem-se ao surgimento de diversas variedades da mesma espécie e não a diferentes espécies. No entanto, em alguns casos trata-se na realidade de espécies diferentes, que surgiram em locais completamente diferentes.

A sua origem não é completamente conhecida, uma vez que como árvore de fruto espalhou-se um pouco por todo o globo, mas alguns investigadores acreditam que poderá ter surgido na Ásia, em particular na zona do Cáucaso e da Pérsia. Apesar de se tratar de uma árvore de cultivo, normalmente com o intuito de produção, é possível encontrar alguns indivíduos de forma selvagem, na natureza.

A sua intensa exploração permitiu o surgimento de centenas de variedades desta espécie, em particular devido à facilidade de cruzamento. Estes indivíduos aceitam solos pobres, suporta bem o frio apesar de preferir temperaturas mais amenas, sendo por isso muito fáceis de cultivar.

Apesar de não ser muito esquisita nas condições que exige para a produção de fruto, esta árvore não gosta muito da proximidade marinha, produzindo mais se estiver no interior do que se estiver no litoral. A ameixeira comum encontra-se distribuída por todo o país, incluindo nas ilhas (Açores e Madeira).

A sua copa apresenta uma forma lanceolada, podendo ser caduca, isto é, perde as suas folhas na época mais desfavorável. O seu porte não é muito grande, surgindo normalmente como uma pequena árvore ou um grande arbusto, podendo atingir até 12 metros de altura. O seu tronco pode apresentar alguns espinhos, embora não seja frequente. Os seus ramos são muitas vezes avermelhados.

As suas folhas são pequenas, simples, inteiras, lanceoladas, assumindo um tão verde, algumas espécies podem apresentar folhas avermelhadas. As suas flores são brancas ou cor-de-rosa com cinco pétalas (característica típica das espécies da família Rosaceae) e um grande número de estames, apresenta ainda um pedúnculo curto. Essas flores surgem geralmente no início da primavera, de forma isolada ou em grupos de duas ou três formando racemos, por vezes as suas flores surgem antes das folhas.

Por se tratar de uma espécie cultivada para a obtenção de fruto (uma drupa com caroço), este pode adquirir formas e tamanhos muito variados, surge normalmente com forma esférica e grandes dimensões, apresenta um sabor doce característico, por vezes pode ser um pouco ácido.

A sua cor também varia consoante a variante que estiver a ser cultivada, sendo mais comum em tons verdes ou arroxeados. Apesar de ser a espécie mais cultivada para a obtenção da ameixa, não é a única espécie que produz ameixas.

O seu fruto pode ser consumido após ser apanhado da árvore (fruta fresca), apresentando diversas propriedades medicinais, entre elas o efeito laxante que ajuda no caso de existir prisão de ventre. Ao mesmo tempo que pode ser conservado sob a forma de ameixa seca ou em conservas como geleias ou doces.

Além de serem usadas como árvores de fruto, algumas espécies de ameixeiras são também usadas como árvores ornamentais devido às suas flores e folhas.

 

Palavras-chave:

Ameixa

Drupa

Hermafrodita

Racemos

2625 Visualizações 1 Total

References:

2625 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.