Departamentalização

Conceito de Departamentalização A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou actividades similares e (…)

Conceito de Departamentalização

A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou actividades similares e logicamente relacionadas de uma determinada organização. Numa primeira fase é efectuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objectivo de permitir uma gestão eficiente.

A divisão do trabalho e posterior reagrupamento pode ser efectuada de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais:

  • Divisão por hierarquia
  • Divisão por função exercida
  • Divisão por divisão (unidade/delegação, grupo de clientes, grupo de produtos ou serviços, projecto, etc.)

A escolha de qual o critério a utilizar para efectuar a divisão do trabalho e a departamentalização depende, geralmente, dos objectivos da organização, das características do ambiente externo, da tecnologia utilizada, das qualificações dos trabalhadores, do tipo de tarefas executadas, da existência ou não de unidades/delegações afastadas geograficamente, da dimensão da organização e da estratégia prosseguida.

4276 Visualizações 2 Total
4276 Visualizações