Mesquitela (Almeida)

Apresentação da localidade de Mesquitela (Almeida): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e natural.

Apresentação da localidade de Mesquitela

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Mesquitela
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 45 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 40°34’39.2″N 6°57’58.0″W
País: Portugal
Distrito: Guarda
Concelho: Almeida
Freguesia: Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela

….

Mesquitela é um lugar da freguesia de União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monte Perobolço e Mesquitela, concelho de Almeida, distrito de Guarda. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Mesquitela era nesse ano de 45 pessoas. Até à reforma administrativa de 2013, Mesquitela era sede de uma freguesia autónoma que incluía apenas a própria localidade de Mesquitela. Com a reforma administrativa de 2013, a localidade passa a fazer parte da União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monte Perobolço e Mesquitela. Antes, e até 07 de Dezembro de 1870 pertenceu ao concelho do Sabugal, tendo nessa data passado para o de Almeida, onde se mantém desde aí. Está localizada a cerca de 7 km a sul da sede de concelho, e confina com as localidades de Castelo Mendo, Paraizal, Monte da Velha e Ade.

Acredita-se que o nome da localidade tenha origem árabe, pois deve ter existido na povoação algum pequeno templo muçulmano, que por ser um pequena mesquita se chamava Mesquitela.

Património Natural, Cultural e Arquitetónico

Situada no planalto do Alto do Leomil, entre as serras da Malcata, Marofa e Estrela, a região de Mesquitela beneficia de uma paisagem muito característica e de grande beleza. A enriquecer estas paisagens naturais destacam-se a ribeira dos Cadelos, a ribeira das Hortas e as plantações de castanheiros e de vinha.

Relativamente ao património edificado, os principais destaques são:

  • Igreja Matriz (S. Sebastião) – Edifício Urbano do séc. XVIII
  • Campanário Rústico – Edifício Urbano do séc. XVIII
  • Capela de Santa Bárbara – Edifício Rural do séc. XVIII / XIX (Conjectural)

Uma referência ainda para o largo da Igreja e para os pequenos núcleos de arquitectura popular residencial e agrícola que dão à povoação uma beleza única.

Feiras, Festas e Romarias

Na localidade são realizadas duas festas, nomeadamente:

 

  • Festa de São Sebastião (20 de Janeiro)
  • Festa de Nossa Senhora dos Enfermos (móvel, Agosto)

 

Economia / Atividades Económicas

O sector primário, incluindo a agricultura e a pecuária, constitui o sector de maior peso na economia local. Merece também destaque a construção civil que emprega uma importante parcela da população ativa. Uma referência ainda para o artesanato, nomeadamente a produção de vassouras e de tapetes do ‘tipo Arraiolos’.

Heráldica (da antiga freguesia)

mesquitela-01

Armas – Escudo de prata, minarete de púrpura, aberto e iluminado de ouro, entre duas setas de negro; campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ MESQUITELA – ALMEIDA “.

Bandeira – De púrpura. Cordões e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

→ Possui um estabelecimento nesta localidade e gostaria de ajudar a divulgar a sua terra? Saiba como >>>

 

Este artigo faz parte do Portal de Almeida

.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

.

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com
284 Visualizações 1 Total
284 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática